PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ADRIANA FERREIRA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA FERREIRA DA SILVA
DATA: 31/03/2023
HORA: 15:30
LOCAL: UFPB - Campus IV - Unidade Mamanguape
TÍTULO: O gênero textual crônica na aula de Língua Portuguesa: práticas de leitura e aprendizagem no ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Ensino. Gêneros textuais. Crônica.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O ato de ler é muito abrangente, pois vai além da decodificação. Quando se adquire
a habilidade leitora, compreendem-se, também, questões necessárias às práticas
sociais. Os problemas relacionados à aparente falta de interesse em leitura por parte
dos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, têm gerado inúmeras
consequências, pois essa defasagem se reflete não apenas nas disciplinas escolares,
comprometendo a compreensão dos conhecimentos que são oferecidos pelas áreas
de linguagens, humanas e ciências da natureza, mas principalmente no
desenvolvimento da autonomia nas vivências sociais. Nesse contexto, tivemos o
objetivo de analisar como um procedimento didático voltado para leitura de crônicas
pode contribuir para a formação crítica dos alunos do 9º ano do ensino fundamental,
de uma escola pública estadual, da cidade de Nova Cruz/RN. Quanto à abordagem,
a pesquisa é quanti-qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos,
utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação de cunho intervencionista, com
rodas de conversas e oficinas pedagógicas. Quanto à pesquisa bibliográfica,
debruçamo-nos sobre as obras de autores como Antunes (2002, 2009), Kleiman
(2016), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), Jouve (2002), Solé (1998), Rojo (2004, 2015),
Marcuschi (2008, 2010), entre outros. Esses teóricos nos auxiliaram a discutir
questões a respeito da leitura e de seu ensino, além de pensarmos sobre a
importância do trabalho com os gêneros textuais. Com relação à pesquisa-ação,
realizamos, inicialmente, uma atividade diagnóstica, com o propósito de observar
possíveis lacunas relacionadas à compreensão dos sentidos presentes nas crônicas
trabalhadas, posteriormente, aplicamos atividades de intervenção por meio de oficinas
pedagógicas, com foco em estratégias leitoras que possibilitassem agregar
conhecimentos linguístico, estratégico e interacional. A comparação entre as
atividades diagnósticas, inicial e final, nos mostrou que houve um avanço em relação
ao desenvolvimento da compreensão leitora, consequentemente, na formação crítica
dos alunos envolvidos no processo. Esse resultado foi possível devido à aplicação
das oficinas pedagógicas mediadas por rodas de conversa, o que favoreceu a
participação e o envolvimento de todos. Ao final, elaboramos um caderno pedagógico
pensado para os docentes que desejem trabalhar em suas salas de aula a leitura do
gênero textual crônica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Externo à Instituição - LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA