PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ROBERTA QUEIROZ VELOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA ROBERTA QUEIROZ VELOSO
DATA: 11/04/2023
LOCAL: CCAE - Profletras
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGO: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Projeto de letramento. Gêneros discursivos. Letramento social.
RESUMO: A presente pesquisa acontecerá no município de Conde/PB, em uma escola situada em um assentamento, com alunos que apresentam alto índice de reprovação e grande dificuldade no processo de leitura e escrita, podendo ser identificado esse déficit em todas as turmas da instituição escolar. A economia local é mantida por comércios de pequeno porte, agricultura familiar e rede hoteleira na região litorânea da cidade. Frente a essa realidade, o objetivo geral do trabalho é realizar e analisar práticas de letramento voltadas para o processo de ensino-aprendizagem de gêneros da esfera trabalhista e para o desenvolvimento da autonomia de discentes da educação básica. As práticas de letramento terão foco na leitura e na produção textual escrita e oral com os seguintes gêneros: gêneros anúncio de emprego, currículo e entrevista de seleção de emprego. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho intervencionista, com uma turma do 8º ano, embasados nos estudos de autores, como Paiva (2019), Tripp (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Vianna (2003) e Ferreira (2001). Inicialmente, será realizada uma roda de conversa com finalidade diagnóstica, para identificar o nível ou ausência do conhecimento dos alunos sobre os gêneros que serão trabalhados para, em seguida, realizarem-se as oficinas de intervenção, totalizando 11 oficinas (3 oficinas para o desenvolvimento da leitura - apresentação do gênero, interpretação, aplicação de um questionário de análise final; 4 oficinas para o desenvolvimento da escrita - apresentação de gênero, escrita, reescrita, produção final e 4 oficinas para o desenvolvimento da oralidade - apresentação de gênero, preparação com pauta da entrevista, produção da entrevista, avaliação da entrevista). Todo o trabalho será fundamentado, teoricamente, nos estudos de letramento, na perspectiva interacionista de linguagem e nos estudos sobre os gêneros discursivos, a partir de Bakhtin (1997), Kleiman (1995), Koch e Elias (2009), Soares (2021), Marcuschi (2010), dentre outros. Ao término do trabalho, espera-se que se tenha colaborado para o desenvolvimento da competência leitora e da produção oral e escrita dos alunos.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES