PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: QUEITE DINIZ DOS SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUEITE DINIZ DOS SANTOS DA SILVA
DATA: 17/04/2023
LOCAL: meet.google.com/dix-wsft-kda
TÍTULO: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO: A LEITURA DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DISCURSIVO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Relações Étnico-Raciais. Artigo de Opinião. Leitura Crítico-Discursiva. Empoderamento Negro.
RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo sobre as relações étnico-raciais devido aos recorrentes episódios de preconceito, discriminação, injúria racial e racismo nos espaços sociais, e considerando que a escola é o segundo principal agente de socialização, não pode estar alheia a essa discussão, tendo em vista que depois da família, é no ambiente educacional que se dá a formação de cidadãos críticos e atuantes. Além disso, é na escola pública que estão presentes a maior parte dos alunos negros e outros vulneráveis a sofrerem ou presenciarem tais problemáticas na coletividade. Assim, esta pesquisa é parte de experiências observadas, vivenciadas e avaliadas na esfera escolar e sociedade em geral. E tem por objetivo desenvolver o incentivo à leitura crítico-discursiva, com suporte do gênero discursivo artigo de opinião, que levem os alunos à reflexão das relações étnico-raciais, para ampliação do conhecimento, da argumentação, do empoderamento discursivo para transformação social. A investigação apoia-se nos pressupostos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e da Lei 12.288/10 do Estatuto da Igualdade Racial que apresenta um conjunto de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias que vem garantir direitos fundamentais a população negra do Brasil, e alinha-se, ainda, às ideias de Almeida (2021), Gomes (2017), Ramos (2017), Ribeiro (2019, 2020) e Silva (2007, 2012). Em referência ao desenvolvimento do incentivo à leitura estarão fundamentadas em Brandão (2004), Bonifácio (2015), Koch e Elias (2010), Menegassi (2010), Orlandi (1988, 2008) e Solé (1998). O estudo do gênero, por sua vez, estará alicerçado em Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008). Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de caráter intervencionista, com análise crítico-discursiva, por observação participante, questionário, avaliação diagnóstica e oficinas temáticas a serem implementadas numa turma do ensino fundamental e projeta como resultado a formação de estudantes críticos, atuantes, com argumentos fundamentados para intervir junto à perspectiva antirracista.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO