PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA REGINA BEZERRIL BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA REGINA BEZERRIL BARROS
DATA: 26/04/2023
LOCAL: meet.google.com/xvi-skqv-tfp
TÍTULO: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O GÊNERO NOTÍCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias de Leitura. Notícia.
RESUMO: O desenvolvimento da competência leitora é essencial no contexto da Educação Básica, haja vista que, enquanto instrumento de inserção social, a leitura permite que os discentes adquiram e ampliem os seus conhecimentos, proporcionando-lhes uma visão crítica e uma atuação sobreo mundo, de modo autônomo. Porém, um dos grandes desafios da escola é exatamente a formação de um leitor proficiente, notadamente nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da nossa experiência em sala de aula, é possível constatar que o desenvolvimento das práticas de ensino de leitura não tem acontecido de maneira efetiva nesta etapa de ensino, o que põe em risco a formação de leitores jovens enquanto sujeitos ativos com habilidade para atribuir sentido ao que leem. Partindo desses pressupostos, a proposta deste trabalho é desenvolver um projeto de leitura a partir do gênero discursivo notícia jornalística, que será realizado no 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública do estado do Rio Grande do Norte. A presente pesquisa terá como base uma atividade diagnóstica a ser aplicada junto ao grupo de alunos participantes, no intuito de analisar as principais deficiências apresentadas pelos alunos, e posteriormente será realizada a aplicação de oficinas de leitura. Como aporte teórico para fundamentar o trabalho, recorremos às concepções de leitura das autoras Koch e Elias (2008), Bonifácio (2015) e Cavalcante (2013). No que concerne às estratégias de leitura, nos ancoramos em Solé (1998) e Kleiman (2002); para os gêneros discursivos, nos respaldamos em Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008); e observamos ainda as orientações curriculares oficiais destinadas ao Ensino Fundamental, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCN-LP (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, com uma abordagem predominantemente qualitativa. Esperamos que o projeto contribua para que o processo de aprendizagem da turma avance, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competência leitora nos alunos, com a consequente melhoria do exercício de cidadania.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES