PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMARA DUARTE DE SANTANA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMARA DUARTE DE SANTANA LIMA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: LUDICIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS E PROPOSIÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Aulas de Língua Portuguesa. Ludicidade. Língua Portuguesa.
RESUMO: A aula de Língua Portuguesa como projeto colaborativo, que ultrapasse a visão mecanicista do estudo de vocábulos descontextualizados, tem se tornado um desafio e na rotina das atividades escolares professores têm vivenciado problemas relacionados a falta de interesse dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, esta pesquisa propõe-se a investigar de que maneira a ludicidade pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem em aulas de Língua Portuguesa. Baseada na definição de atividade lúdica, segundo Luckesi (2002), como a que proporciona a “plenitude da experiência”, interessa-nos saber como estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental veem o desenvolvimento e a participação deles(as) nas aulas de Língua Portuguesa e como estes(as) estudantes avaliam a utilização da ludicidade como estímulo pedagógico. A revisão bibliográfica que fundamenta e contribui com a presente discussão sobre a aula de Língua Portuguesa parte da reflexão e abordagem de autores como Antunes (2003; 2014), Geraldi (2015) e Veiga (2008). Para subsidiar as reflexões sobre a contribuição da ludicidade no desenvolvimento pleno do indivíduo, recorremos a Huizinga (2004), Kishimoto (2019), Luckesi (1998; 2000), Rau (2012) e Almeida (2013). O trabalho de campo apresenta uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e intervencionista, baseado nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2017), Thiollent (1992) e Barbier (2002), a pesquisa adota, como instrumentos de geração de dados, a roda de conversa, a oficina temática e a observação participante; enquanto a análise destes dar-se-á pelos núcleos de significação conforme Aguiar, Soares e Machado (2013; 2015) e terá a participação dos discentes de uma escola pública estadual da cidade de João Pessoa como principais sujeitos. Na ânsia por compreender de que forma a ludicidade pode contribuir para desenvolver habilidades relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, espera-se suscitar a discussão sobre a sua importância no processo de ensino-aprendizagem e estimular a utilização de atividades lúdicas na sala de aula como possibilidade de ressignificação da prática docente.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA