PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CLOVIS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE CLOVIS DOS SANTOS
DATA: 29/05/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO/COMPETENTE EM TURMAS DE 8º ANO DA CIDADE SANTA RITA, PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Cordel. Literatura e ensino. Formação de Leitores.
RESUMO: Mediante às limitações do livro didático diz respeito às práticas de letramento literário no ensino fundamental(anos finais), à pouca vivência ou não vivência do professor de Linguagens com a leitura do texto literário nesta fase de ensino, e principalmente o desestímulo de um grande contingente de alunos com dificuldades de leitura e escrita, na aula de Literatura, a presente pesquisa se situa no campo das investigações sobre formação de leitores críticos/competentes em turmas de 8º ano, através da literatura de cordel. A partir desta realidade e do como vem sendo conduzido o ensino de Literatura nessa fase da educação básica, levantamos o seguinte questionamento: O cordel na sala de aula possibilita, por meio do letramento literário, o desenvolvimento de habilidades e competências que transformam o corpo discente do ensino fundamental em leitores críticos/competentes, cumprindo assim o objetivo dos PCNs da àrea de Linguagens, códigos e suas tecnologias? Nesta perspectiva, este questionamento nos encaminhou ao objetivo geral da presente pesquisa: Promover a formação de leitores críticos/competentes em turmas de 8ºano através da literatura de cordel, com foco no letramento literário. Quanto à metodologia, optamos pela pesquisa-ação, sendo seus dados coletados por meio de questionários aplicados com os alunos participantes da pesquisa com o objetivo de identificar como esses sujeitos lidam com o texto literário na aula de língua/literatura. Nesta perspectiva, esta pesquisa dialoga com as contribuições de: Bakthin (2011) e Marcuschi (2008), sobre Noções de gêneros; Perrone (2006),Cândido (2004),Santos (2016), Maia (2007) e a BNCC(2018), sobre Literatura e ensino; Pinheiro (2004), Marinho e Pinheiro (2012), Yala (1995), Negreiros (2016) e Bagno (1999), sobre o Cordel, Cultura popular e Preconceito linguístico; Bragatto (1995), Lajolo (1995), Foucambert (1994), Martins (1994),Silva (2006)e os PCNs-LP (1998), sobre Leitura e formação de leitores; Kleiman (1995), Soares (2002), Freire (2002) e a BNCC (2018), sobre Letramento; Cosson (2014), Antonio Cândido (2014) e Zappone (2008), sobre Letramento literário. Quanto à vertente metodológica, trata-se de uma de campo de natureza qualitativa, de caráter explicativo e intervencionista, porque propõe uma intervenção didático-pedagógica na sala de aula, como objetivo de proporcionar um novo olhar sobre o ensino do texto literário na aula de literatura, e possibilitar ao aluno-leitor uma nova vivência com a poesia de cordel. Para este fim e como forma de comprovar o sucesso do método pensado, optamos pelo cordel Juvenal e o Dragão, de Leandro Gomes de Barros e, a partir dele elaborar uma sequência didática com base na sugestão de Cosson (2014), com foco no letramento literário para ser aplicada em oficinas de leitura em turmas de 8º ano da EMEF Dr. Flávio Maroja Filho, na cidade de Santa Rita -PB. Os entrevistados serão submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, os quais serão posteriormente analisados sobre critérios qualitativos. Quanto ao método de análise, adotaremos o método proposto por Bardin (1977). Segundo esse pesquisador, esse método se refere a um conjunto de técnicas de análise as quais nos ajudam a obter resultados que nos levarão a compreender e a entender a realidade pesquisada. Assim sendo, e elaborado a partir de uma pesquisa sobre o estado da arte regulada em uma análise qualitativa dos principais conceitos relacionadas ao objeto de estudo, acreditamos que esta pesquisa possa, através da Literatura de Cordel, promover a formação de leitores críticos e competentes, com foco no letramento literário.
Presidente - 1757884 - SAVIO ROBERTO FONSECA DE FREITAS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES