PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA QUEIROZ DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA QUEIROZ DE ARAUJO
DATA: 31/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: A ORALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA LINGUAGEM TEATRAL
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade. Educação de Jovens e Adultos. Linguagem Teatral.
PÁGINAS: 81
RESUMO: O silenciamento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, durante as aulas de língua portuguesa, ressoa como baixa autoestima e insegurança, calar parece ser a principal escolha. A partir de tal percepção, buscamos encontrar meios de reverter este silenciamento e proporcionar aos educandos situações de protagonismo através da linguagem teatral. O nosso objetivo principal será o de compreender como a oralidade de alunos do ciclo III (6º e 7º ano), da EJA, pode ser aprimorada ao se utilizar a linguagem teatral como ferramenta pedagógica. Enquanto objetivos específicos, buscaremos por: revisitar o que dizem os estudos e pesquisas acerca da oralidade; diagnosticar quais habilidades apresentam os alunos do ciclo III (6º e 7º ano) da Educação de Jovens e Adultos; analisar como o trabalho pedagógico, por meio da linguagem teatral, pode desenvolver habilidades no que diz respeito à oralidade; propor o desenvolvimento de material didático-pedagógico. Este trabalho se trata de uma pesquisa-ação de cunho intervencionista, a abordagem a ser utilizada será qualitativa, a metodologia de geração de dados será constituída por observação participante, oficinas pedagógicas e rodas de conversa, assim como a interpretação dos dados se dará através de núcleos de significação. A pesquisa estará embasada em três eixos temáticos. O primeiro eixo será o da oralidade, onde iremos nos basear nos seguintes autores: Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Bakhtin (2006; 2008), Dolzs e Schnewly (2004), Bueno (2008), Ong (1998) e Marcuschi (1996; 2001; 2007). O segundo eixo será acerca da Educação de Jovens e Adultos, para ele utilizaremos os autores: Gadotti (2021), Ferreyra (1998) e Miranda (2011). O terceiro e último eixo consiste na linguagem teatral e terá por base os autores: Boal (2019; 1996), Mamet (2014), Grazioli (2008), Neves e Santiago (2016) entre outros. Além dos estudiosos citados acima, utilizaremos os seguintes dispositivos legais: Constituição Federal do Brasil (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os PCN (1997), a BNCC (2018), resolução CEB/CNE nº 11/2000, Resolução nº 7/2010, Resolução nº 01/2021 e a Resolução CNE/CP nº 1/2021. A partir desta proposta de pesquisa, vislumbramos o aperfeiçoamento na execução de gêneros orais de alunos oriundos do ciclo III (6º e 7º ano) da EJA e, concomitantemente a tal expectativa, buscaremos lograr êxito em desenvolver nos educandos maior protagonismo, empoderamento pessoal e profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo à Instituição - MARIA NAZARETH DE LIMA ARRAIS