PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDYANE CRISTINA GALDINO LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDYANE CRISTINA GALDINO LEAL
DATA: 18/05/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PALAVRAS DE ENCANTAMENTO: UMA PROPOSTA COM A POESIA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Oficinas Temáticas. Poesia.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal possibilitar uma maior aproximação dos alunos com o texto poético, no intuito de contribuir para a formação de leitores de poemas atentos às especificidades do gênero e tendo em vista a promoção do letramento literário. Tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação intervencionista de caráter qualitativo, apresentaremos, por meio de oficinas temáticas, atividades de leitura e análise de poemas em uma turma de 7º ano de uma escola de ensino fundamental. Nelas, propiciaremos vivências que favoreçam o contato com textos do livro Palavras de encantamento, uma antologia que integrou o “Literatura em minha casa”, ação vinculada ao “Programa Nacional Biblioteca da Escola” (PNBE), disponível no acervo da biblioteca escolar. Em termos teóricos, nos pautaremos em estudos de Martins (2012), Cosson (2014), Souza e Feba (2011), Cunha (2012), Gebara (2012), Sorrenti (2009), Pinheiro (2018), Ribeiro Neto (2011), Enes Filho (2018), entre outros. Como resultados, esperamos contribuir para a apreciação do texto poético, enfatizando o seu caráter lúdico e humanizador, bem como as especificidades da sua linguagem, por intermédio da observação de elementos como o ritmo, a imagem e o uso de figuras de estilo e linguagem.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS