PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ROBSANDRA CARDOSO ABINTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSANDRA CARDOSO ABINTES
DATA: 18/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: MC 102
TÍTULO: NARRATIVAS GRECO-ROMANAS NA ESCOLA E OS CÍRCULOS DE LEITURA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DOS ALUNOS DO 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Narrativas greco-romanas. Círculos de leitura.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literaturas Clássicas
RESUMO: Apesar dos inúmeros esforços por parte dos estudiosos em enfatizar o papel e a importância da literatura no ensino de Língua Portuguesa bem como em outras práticas sociais em que a leitura literária se fazem presente, ainda há muito a fazer para tornarmos a leitura literária uma prática tão presente quanto à escrita no Ensino Fundamental de nossas escolas. Diante desse quadro, surgiu a necessidade de estimular e intensificar a prática da leitura literária na escola, através da leitura de mitos clássicos e construção de um círculo de leitura que culminou neste projeto de pesquisa intitulado “Narrativas greco-romanas na escola e os círculos de leitura: uma proposta para o letramento literário dos alunos do 8º ano”, cujo objetivo geral é promover a leitura dos mitos greco-romanos a fim de contribuir para o letramento literário dos discentes através dos círculos de leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho intervencionista, por meio de pesquisa-ação, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, da observação participante, da roda de conversa, da aplicação de questionários e oficinas temáticas como procedimentos de geração de dados, tendo como participantes alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental. O presente estudo será estruturado da seguinte forma: corpus do trabalho: Pouzadouz (2001), de cuja obra utilizaremos 7 narrativas; conceitos e concepções de mito: Eliade (2013), Armstrong (2005). Campbell (1990); leitura literária: Candido (2004), Cosson (2020, 2021a), Dalvi, Rezende e Faleiros orgs.(2013), Zilberman e Rösing (2009) e círculos de leitura – Cosson (2021b). A análise dos dados será realizada através do método da Análise de Conteúdo baseado em Minayo (2009) e Franco (2007) que, a partir dos procedimentos/instrumentos de geração de dados utilizados na pesquisa teremos material suficiente que nos permitirão fomentar os estudos sobre letramento literário, além de estimular e aprimorar sua prática através da leitura das narrativas míticas por meio dos círculos de leitura.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo ao Programa - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS