PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID DA SILVA RIOTINTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID DA SILVA RIOTINTO DOS SANTOS
DATA: 25/05/2023
LOCAL: Online
TÍTULO: O EMPREGO DAS CONJUNÇÕES EM CARTAS DO LEITOR NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPETÊNCIA TEXTUAL/DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: produção de texto; conjunções; carta de leitor; competência escrita.
RESUMO: Em nossa prática pedagógica, observamos os alunos bastante inseguros quando é requisitada uma produção de texto. Uma das táticas não menos importantes quanto outras, mas não assimiladas no contexto da escrita, é a propriedade da coesão, um dos fatores que garante a textualidade. A falta de domínio dos mecanismos de coesão traz problemas à integração das partes do texto, gerando a necessidade de mudança de postura em relação aos processos que envolvem a escrita bem como o ensino da língua portuguesa. Diante desse fato, esta pesquisa apresenta uma sugestão de ensino com os conectores nas cartas de leitor para o 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Conde - PB, buscando garantir o estabelecimento da textualidade no que diz respeito à unidade semântico-sintática que deve marcar a produção textual. Para tanto, partimos dos trabalhos relacionados ao texto de Koch (2020), Koch e Travaglia (2015), Bentes (2006), Cavalcante (2013) e Marcusch (1983); para viabilizarmos o trabalho sobre gênero, com foco nessa perspectiva de ensino de língua, tomamos por base a teoria de Bakhtin (1997); sobre a coesão enquanto conjunto de estratégias de sequencialização que constituem o texto, as referências foram Antunes (2005) e Koch (2018); as considerações sobre produção de texto foram embasadas em Serafini (1992), Ferrarezi e Carvalho (2015); sobre a análise linguística na produção de textos, fundamentamo-nos em Reinaldo e Bezerra (2013); para viabilizarmos o trabalho acerca do gênero carta de leitor e o desenvolvimento da escrita dos estudantes, baseamo-nos em Diaz (2016), Mendonça (2008), Dionísio, Machado e Bezerra (2010) e Alves Filho (2011). A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de natureza intervencionista, por meio da pesquisa participante ancoradas em Esteban (2010) e Paiva (2019). Utilizamos como instrumentos de geração de dados uma sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) associada à observação participante e o tratamento dos dados a partir de Bardin (2011). Por fim, será elaborado um caderno pedagógico, como produto final da pesquisa, com o intuito de oferecer aos docentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental uma proposta de ensino dos conectores a fim de garantir aos alunos a apropriação das habilidades de escrita que envolvem o uso da coesão nas cartas de leitor.
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES