PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA SILVA PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA SILVA PIMENTEL
DATA: 26/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/dhy-vmrn-fdk
TÍTULO: PROJETO DE LETRAMENTO A FAVOR DO EMPODERAMENTO FEMININO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Estudos do Letramento. Projeto de Letramento. Empoderamento Feminino. Ensino de língua portuguesa.
RESUMO: A escola enquanto um espaço institucionalizado para a formação do indivíduo, compreendida como agência de letramento (KLEIMAN, 1995), deve garantir o direito à aprendizagem, de modo a dar sentindo ao transformar e adaptar os conteúdos às realidades dos estudantes, preparando-os para a atuação em práticas letradas dentro e fora dela. Nesse contexto, destaca-se o projeto de letramento como alternativa para o trabalho do professor que compreende a perspectiva sociocultural da escrita e se propõe atuar como agente de letramentos ao mobilizar as práticas de linguagem com o propósito de desenvolver uma aprendizagem situada e significativa à comunidade escolar, considerando aspectos sócio, histórico e cultural dos envolvidos, a partir das demandas locais, de forma colaborativa, valorizando, portanto, o protagonismo dos alunos. Nesse sentido, almeja-se como objetivo geral, desenvolver um projeto de letramento pautado na promoção do empoderamento feminino por meio do desenvolvimento das práticas de linguagem de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Com relação aos objetivos específicos: apresentar as principais bases teóricas e metodológicas dos Estudos do Letramento no Brasil; dialogar com conceitos e práticas acerca do empoderamento feminino; verificar quais as temáticas acerca da educação emancipatória feminina e quais as práticas situadas de letramento a serem trabalhadas com os estudantes; realizar um projeto de letramento com oficinas modulares acerca do empoderamento feminino; e, por fim, elaborar um caderno pedagógico discriminando todo o percurso do projeto de letramento, as oficinas e produções dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Para alcançá-los, a principal ancoragem teórico-metodológica, nesta pesquisa, são os Estudos do Letramento, postulados por Street (2014); Kleimam (1995); Soares (1995, 2010); Rojo (2004); no tocante aos projetos de letramento, Kleiman (2000; 2007); Tinoco (2010); Oliveira, Tinoco, Santos (2011); acrescida a perspectiva sociointeracionista e dialógica da língua com base em Bakhtin (2003); Antunes (2021); Koch & Elias (2022); e sobre a temática geradora do projeto de letramento, o empoderamento feminino, Berth (2019); Bourdieu (1998);Perrot (2006); Lerner (2019). Esse trabalho se configura como uma pesquisa-ação intervencionista, de caráter qualitativo e base interpretativista, utilizando-se de métodos da etnografia da sala de aula e filiada à Linguística Aplicada (LA). O locus da pesquisa será uma escola pública, da rede municipal de ensino de Jacaraú-PB, localizada à zona rural. Serão utilizados como instrumentos de geração de dados, a observação participante, a roda de conversa e as oficinas pedagógicas, configuradas no formato de oficinas de letramentos. Quanto à análise dos dados, será utilizado o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de linha francesa.
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA