PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA ALVES DE SOUZA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TALITA ALVES DE SOUZA RIBEIRO
DATA: 31/05/2023
LOCAL: formato remoto
TÍTULO: A coesão referencial: contribuições para o ensino de escrita
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Escrita. Coesão Textual. Referenciação.
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade discutir acerca da importância das relações coesivas para a construção de um texto. Por meio da aplicação de um procedimento didático, buscaremos perceber como alunos do ensino fundamental, 7º ano, utilizam estratégias de referenciação na produção de textos, para assim, pensarmos em atividades que, por ventura, possam dirimir os maiores problemas observados. Dessa forma, ancorados em Antunes (2003), Marcuschi (2002), Geraldi (2003), Soares (1998), os PCN de Língua Portuguesa (1996), a BNCC (2018), entre outros textos, discutiremos sobre o ensino de escrita de gêneros diversos; e recorreremos a Antunes (2010, 2005), Fávero (2002, 2006), Koch (1994, 2000), Cavalcante (2017, 2022), entre outros autores, para pensarmos sobre as estratégias de coesão textual, em especial, os processos de referenciação importantes para a composição de textos. Quanto aos procedimentos, utilizaremos pesquisa bibliográfica, pois consultaremos textos que embasarão nossas reflexões teóricas e documentos orientadores do ensino de língua, e pesquisa-ação, pois nos envolveremos nas situações práticas da pesquisa, formulando estratégias de ação e refletindo coletivamente sobre elas. Compreendemos, com as leituras em andamento, que o desenvolvimento da competência escrita é criado a partir de estímulos, e a forma como o professor trabalha com a escrita em sala de aula colabora e muito para se criar uma geração de produtores textuais competentes, habituada a escrever, com uma linguagem mais coerente, coesiva e adequadas às diversas situações comunicativas. Acreditamos que as oficinas que serão aplicadas atuarão para a ampliação da competência leitora e escrita dos alunos envolvidos no processo, contribuindo, assim, para sua formação escolar e cidadã.
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA