PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: JOSEANE BATISTA DE AZEVEDO RAMALHO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE BATISTA DE AZEVEDO RAMALHO
DATA: 28/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: CCAE - Profletras
TÍTULO: O JÚRI SIMULADO E O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO: SUSCITANDO O PODER DA FALA
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Ensino de oralidade. Júri simulado.
PÁGINAS: 289
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Inegavelmente, a escola tem o papel de formar sujeitos críticos e protagonistas atuantes no meio
social e que se envolvem na resolução das demandas coletivas e nas necessidades pertinentes aos
espaços públicos, onde os alunos estão inseridos. Com isso, o estudante deve ser levado a refletir,
problematizar e apresentar o seu ponto de vista em face das diversas situações sociais e de
comunicação, exercendo, assim, a argumentação. Nesse cenário, o ensino de argumentação pode
contribuir para formar cidadãos conscientes de seu papel social e interagir de forma eficaz nas mais
diversas situações de uso social da língua. Porquanto, esta dissertação desvela o seu enfoque na
argumentação sob o viés linguístico, partindo da seguinte problemática: Como ocorre o processo
de construção do gênero textual júri simulado, enquanto prática argumentativa em sala de aula?
Em face disso, nesta dissertação enfatiza-se o ato de argumentar por meio da experiência didática
que o gênero júri simulado na modalidade oral propicia. O objetivo da pesquisa foi investigar o
processo de ensino-aprendizagem do gênero textual júri simulado, mediado pelas sequências
didáticas e enquanto prática argumentativa em sala de aula. Assim, essa dissertação apresentou
uma investigação sobre o ensino de produção oral, com temática relacionada à violência contra a
mulher (tema que foi escolhido pelos alunos), utilizando o procedimento da sequência didática de
Dolz et al. (2013c). O marco teórico-metodológico fundamenta-se na Teoria da Argumentação
Linguística de Anscombre e Ducrot e colaboradores (1987/1989), Perelman (1999); acerca dos
Gêneros textuais, Bakhtin (2000) e de Marcuschi (2008); sobre as categorias da oralidade discutese a partir de Marcuschi (2010) e Koch (2014), e sobre os gêneros discursivos e oralidade, na
perspectiva de Marcuschi (2008, 2010), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,
1998) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa foi de natureza
qualitativa e aplicada, sob a perspectiva da pesquisa-ação. A investigação foi desenvolvida em uma
escola pública estadual, na cidade de João Pessoa, Paraíba, com alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental Anos Finais, entre os meses de julho e agosto de 2022. No contexto do Mestrado
Profissional em Letras, de acordo com a temática desta dissertação, foi elaborado um material
didático voltado ao professor, trazendo a simulação de julgamentos e a abordagem com a
argumentação oral. O caráter da relevância desta pesquisa teve como resultado a discussão do
gênero oral na esfera jurídica, como instrumento didático no ensino da argumentação oral na
disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvendo o domínio linguístico discursivo no uso dos
argumentos orais no plenário do júri simulado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - SIMONE DALIA DE GUSMAO ARANHA