PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLENE BELARMINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLENE BELARMINO DA SILVA
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Da Decodificação ao Letramento Crítico: uma proposta inclusiva de atividade de compreensão leitora proativa para alunos do 7º ano
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora proativa. Letramento crítico. Cidadania. Educação inclusiva. Deficiência intelectual.
RESUMO: As dificuldades de leitura dos alunos da educação básica podem ser evidenciadas por avaliações externas, como as realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, nas quais o crescimento na escala de proficiência leitora dos alunos da escola em que será efetuada a pesquisa tem sido mínimo e, quando analisamos os dados de alunos com deficiência, os resultados, na maioria das vezes, são mais insatisfatórios, porém, nem sempre estão ligados apenas às dificuldades relacionadas àquela deficiência específica. Assim, esta pesquisa que se desenvolve no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, pretende contribuir para a mitigação dessa problemática, tendo como objetivo desenvolver uma proposta inclusiva de atividade que contribua para uma compreensão leitora proativa, significativa e com criticidade para alunos do 7o ano de uma escola pública da rede municipal de Pedras de Fogo na Paraíba, assim como para professores que trabalhem com este público alvo. O estudo configura-se como uma pesquisa-ação de natureza intervencionista e de abordagem qualitativa. Será utilizada a observação participante como instrumento para a geração de dados e será aplicado um projeto didático com atividades de leitura/letramento. Como marco teórico acerca da leitura e do letramento, partiu-se dos estudos de Geraldi (2002, 1997), Kleiman (2009, 2008, 2005, 1995), Leffa (1996), Soares (2020, 2012, 2007), Rojo (2009) e Street (2014, 2010, 2006). Acerca da Educação Inclusiva utilizou-se como norte os estudos de Figueira (2021, 2008), Mantoan (2015) e Mazzota (2017). Também buscar-se-á apoio nas leis que regem a legislação educacional sobre leitura e sobre Educação Inclusiva a partir da BNCC (BRASIL, 2017), PCNs (BRASIL, 1998), Estatuto da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e Conferência Mundial sobre Educação Especial (Espanha, 1994). Até o momento este estudo permitiu observar que há uma lacuna no que se refere a atividades de compreensão leitora proativa que incluam os alunos com deficiência e que garanta a todos os estudantes os direitos de aprendizagem.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO