PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: SONAYA KELLY DE SOUZA NUNES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONAYA KELLY DE SOUZA NUNES
DATA: 31/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: UFPB - Campus IV - Unidade Mamanguape
TÍTULO: Identidade, pertencimento e relações étnico-raciais: a promoção da educação antirracista no Ensino Fundamental a partir da leitura de Carolina Maria de Jesus
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Educação Antirracista. Identidade. Carolina Maria de Jesus.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Após as mudanças legais provocadas pela Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003), a
necessidade de uma perspectiva pedagógica que esteja voltada às relações
étnico-raciais, ao combate ao racismo e à discriminação passou a fazer parte da agenda
de redução das desigualdades motivada pelo reconhecimento do sujeito em sua
singularidade, em sua relação com o pertencimento étnico-racial e formação de cidadãos
conscientes de sua historicidade e cidadania. Diante disso, o objetivo geral desta
pesquisa é promover práticas de leitura literária que contribuam para o desenvolvimento
de uma educação antirracista e para a desconstrução do racismo estrutural, a partir da
leitura de Onde estaes felicidade e Favela, de Carolina Maria de Jesus. Os relatos que
constituem a produção literária de Carolina Maria de Jesus trazem questões pertinentes
ao contexto social brasileiro em pontos sensíveis e balizadores da formação da
cidadania. As inquietações de sua narrativa de autoficção retratam as condições do povo
negro e periférico do país que possui a maior população negra fora de África. Seus
relatos são fontes que permitem a historização dos impactos do racismo estrutural
presente na sociedade brasileira e as consequências de uma abolição tardia é elemento
estruturante para a proposta pedagógica de formação leitora que ancora esta pesquisa.
Como aporte teórico para o estudo sobre práticas de leitura, a pesquisa fundamenta-se
em Soares (2002), Lajolo (2001), Bamberger (2002); para subsidiar as discussões do
conceito de identidade, pertencimento e racismo, partirmos Nascimento (2016), Hall
(2006), Bhabha (2009), Almeida (2020) e Ribeiro (2020); e sobre a proposta de
letramento literário, destacamos Cosson (2009), Melo (2014). A natureza da
investigação é qualitativa, interventiva e propositiva. Seguindo os procedimentos da
pesquisa-ação, utilizou-se como ferramentas de geração de dados a aplicação de
questionários, rodas de conversa, oficinas de leitura e arte. Os resultados da pesquisa
apontam que a prática de leitura de textos produzidos pela escritora negra Carolina de
Jesus, quando devidamente mediada pelo docente em oficinas cujos recortes temáticos
estão direcionados para um letramento literário e racial, contribuiu fundamentalmente
para sensibilizar os alunos e oportunizar o debate sobre as condições do povo negro no
Brasil, provocando-os a refletir, ressignificar e fortalecer seu pertencimento identitário.
Para além desses resultados, o plano de ação desenvolvido resultou em um conjunto de
atividades que possibilitam a mediação e formação leitora com fins a uma educação
antirracista nos anos finais do ensino fundamental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo ao Programa - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS