PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA SOARES ESPINOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA SOARES ESPINOLA
DATA: 21/03/2016
LOCAL: UFPB - Campus IV Mamanguape
TÍTULO: CARTAS DE SOLICITAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: a escrita como prática social
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino de Escrita. Carta de Solicitação. Sequência Didática.
RESUMO: Durante muitas décadas, o ensino da língua portuguesa nas escolas esteve alicerçado sobre uma perspectiva normativa, voltando-se quase exclusivamente para a assimilação das regras gramaticais ou da norma culta. Nesse contexto, as atividades de leitura e de escrita se davam de maneira descontextualizada, sem relação com a vivência dos alunos, o que dificultava o desenvolvimento dessas habilidades. De encontro a esse modelo de ensino, a proposta de trabalho a partir de gêneros discursivos, na qual se enquadra a presente pesquisa, procura explorar o texto em condições reais de uso, com destaque para a função comunicativa além dos aspectos formais de cada gênero. Aportando-se em teóricos como Bakhtin (2011) e Marcuschi (2010), no que diz respeito à concepção de gênero discursivo/textual, e Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), no que se refere às Sequências Didáticas, entre outros, o trabalho que ora se apresenta tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, com ênfase na argumentação, tomando como recorte uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona rural de Pedro Régis, PB. Para tanto, selecionou-se o gênero carta de solicitação, que possibilita a escrita com uma função social concreta: solicitar direitos e persuadir um interlocutor específico, por meio de argumentos, a tomar providências sobre alguma situação. A presente investigação, de natureza aplicada e caráter intervencionista, insere-se no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas (ELPGD)”, coordenado pelo Professor Dr. Erivaldo Pereira do Nascimento e seu corpus será composto pela primeira e pela última versão dos textos produzidos pelos alunos durante a aplicação da Sequência.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES