PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACINEIDE VIRGÍNIA BORGES OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACINEIDE VIRGÍNIA BORGES OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 21/03/2016
LOCAL: UFPB - CAMPUS IV - MAMANGUAPE
TÍTULO: O GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS VOLTADAS AO PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: GÊNERO CRÔNICA. LEITURA. ESCRITA. SEQUÊNCIA DIDÁTICA
RESUMO: Devido às dificuldades enfrentadas pelos alunos com relação à língua Portuguesa, o processo de leitura e produção de texto nas escolas têm sido alvo de muitas discussões no campo acadêmico. Neste sentido, buscam-se meios para amenizar tais problemas presentes há tanto tempo em nosso contexto escolar. Tais discussões levantadas e sustentadas por perspectivas teóricas têm mostrado novas formas e métodos para um ensino-aprendizagem mais eficaz da língua materna. Dessa maneira, o nosso objetivo é proporcionar aos alunos competências de compreensão de textos e, principalmente, de produção escrita de modo eficiente e crítico através do gênero discursivo crônica, por meio de sequências didáticas. Dessa forma, na busca por contribuir com a formação de autores proficientes e críticos de textos por meio de atividades de leitura e escrita, desenvolvemos esta pesquisa, tendo como fundamentação teórica as contribuições trazidas por: Bakhtin (1997), Cavalcante (2013), Geraldi (1997), Fiorin (2006), Koch e Elias (2013 e 2014), Lopes-Rossi (2011), Marcuschi (2008), PCN (BRASIL, 1998), Rojo (2009), Soares (1998), Solé (1998) dentre outros. A partir da escolha do gênero discursivo crônica, elaboramos esta pesquisa de natureza aplicada e intervencionista, que se trata de uma pesquisa-ação, ocorrendo à atuação de pesquisadores e participantes envolvidos no problema, que era a dificuldade de produção escrita do gênero. Dessa maneira, o andamento desta pesquisa se dará através da coleta de produções do gênero de alunos de uma escola pública paraibana. Elaboraremos uma proposta interventiva em forma de sequências didáticas, com base nos módulos didáticos de Lopes- Rossi (2011) e após a execução das sequências, solicitaremos mais uma produção do gênero. Assim, o corpus desta pesquisa será formado pelas produções anteriores e posteriores à aplicação das sequências didáticas. Após a intervenção, analisamos os textos e perceberemos se houve progresso dos alunos quanto ao atendimento às dimensões do gênero, à adequação discursiva, aos aspectos línguistico-textuais e à utilização de recursos persuasivos.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO