PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE MARIA DA SILVA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE MARIA DA SILVA SANTANA
DATA: 21/03/2016
LOCAL: UFPB - CAMPUS IV - MAMANGUAPE
TÍTULO: O GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Notícia. Leitura e escrita. Letramento. Sequência-didática.
RESUMO: O ciclo de alfabetização contempla os alunos dos anos iniciais da educação básica, na faixa etária de 6 a 8 anos de idade. Tendo em vista que a entrada no 1º ano ocorre aos seis anos de idade, nessa etapa a leitura e a escrita requer um olhar diferenciado do professor, visto ser o momento de contato com a leitura e produção textual. A pesquisa proposta será desenvolvida especificamente no 3º ano com uma turma aproximada de 25 alunos em uma Escola pública municipal de Santa Rita. O objetivo principal será discutir os resultados da intervenção em leitura e escrita, identificando as possíveis dificuldades na compreensão do gênero notícia, bem como propor orientações para a leitura e produção. Com respeito ao procedimento metodológico partiremos da proposta apresentada pelo livro didático adotado que contempla este gênero, analisaremos até que ponto o livro favorece ao processo de leitura e principalmente de produção textual. A partir desse momento faremos uma intervenção por meio de sequência didática na qual pretendemos abordar de forma mais contextualizada o gênero notícia, seu contexto social e propósito comunicativo. Assim, utilizaremos enquanto pressupostos teóricos em nossa pesquisa, no que diz respeito aos gêneros discursivos: Bakhtin (2011), Marcuschi (2010), Cavalcante (2013), Bonifácio (2014). Relacionado ao processo de leitura e escrita, nos apoiaremos em Solé (1998), Kock e Elias (2010), em relação à orientação de sequencia didática, centraremos no modelo de Lopes – Rossi (2011) e, no tocante a perspectiva de alfabetização e letramento, focaremos nos conceitos de Soares (2009) e Kleiman (2005), observando as orientações dos PCN (1998). A nossa hipótese é que após a intervenção os alunos possam apresentar avanços significativos na leitura e na produção. Faremos uma análise da leitura e da produção dos textos inicialmente e uma análise das produções finais. A pesquisa caracteriza-se ora como descritiva e exploratória pesquisa – ação.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO