PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILIANNE VICENTE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILIANNE VICENTE DOS SANTOS
DATA: 21/03/2016
LOCAL: UFPB - CAMPUS IV - MAMANGUAPE
TÍTULO: O uso da fábula para o aperfeiçoamento da produção escrita discente
PALAVRAS-CHAVES: Gênero Fábula. Produção textual. Sequências didáticas. Ensino- aprendizagem.
RESUMO: A problemática que envolve a dificuldade de produção de texto por parte dos alunos vem sendo assunto recorrente nas discussões acadêmicas e educacionais. Esses debates vêm gerando novas concepções que possibilitam uma associação mais íntima entre teoria e prática, utilizando-se do gênero discursivo como arcabouço para o ensino da língua. Com o apoio de uma sequência didática, o trabalho com o gênero fornece subsídios para o aprimoramento das aptidões linguísticas do falante. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é propor uma análise e discussão a cerca do uso do gênero discursivo fábula no desenvolvimento das competências comunicacionais e linguísticas dos discentes. Deste modo, serão utilizadas como suporte teórico as contribuições de Bakhtin (2003), Marcuschi (2001), Koch (2002; 2004;2006), Cavalcante (2013), no tocante ao gênero, Travaglia (1997), Geraldi (1997) no que tange a linguagem, e Schneuwly (2004) e Dolz (2004), no que diz respeito a sequência didática. Também servirão de respaldo as orientações dos documentos oficiais nacionais, a exemplo dos PCN (1997-1998). Tal procedimento será aplicado em uma escola pública do município de Capim – PB, numa turma de sexto ano, a um público de aproximadamente vinte cinco alunos. Metodologicamente, será trabalhada a fábula respaldada, a princípio, pelas orientações do livro didático para a obtenção de uma primeira produção dos alunos que servirá de comparativo ao uma última produção no final do processo de intervenção, para que se faça possível perceber uma evolução nas condições de sua escrita. Por meio de uma análise de dados, diante dessa atuação, espera-se constatar como o enfoque dado aos gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa, acompanhado de práticas de ensino e atividades de linguagem bem planejadas, pode resultar na melhoria comunicativa dos alunos, mostradas através de suas produções textuais.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL