PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ANDREA REGINA BEZERRIL BARROS

DISCENTE: ANDREA REGINA BEZERRIL BARROS
DATA: 22/02/2024
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O GÊNERO NOTÍCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias de Leitura. Notícia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O desenvolvimento da competência leitora é essencial no contexto da Educação Básica, haja vista que, enquanto instrumento de inserção social, a leitura permite que os discentes adquiram e ampliem os seus conhecimentos, podendo proporcionar a eles uma visão crítica e uma atuação sobre o mundo, de modo autônomo. Porém, um dos grandes desafios da escola é exatamente a formação de um leitor proficiente, notadamente nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da nossa experiência em sala de aula, é possível constatar as dificuldades no desenvolvimento das práticas de ensino de leitura nesta etapa; consequentemente, a formação de leitores se torna mais complicada. Partindo desse pressuposto, a proposta deste trabalho é apresentar um projeto de leitura a partir do gênero discursivo notícia jornalística, que foi realizado no 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública do estado do Rio Grande do Norte. A presente pesquisa tem como base uma atividade diagnóstica que foi aplicada junto ao grupo de alunos participantes, no intuito de analisar as principais deficiências manifestadas pelos discentes, e que contou com a aplicação de oficinas de leitura. Como aporte teórico para fundamentar o trabalho, nos reportamos às concepções de leitura das autoras Koch e Elias (2008), Bonifácio (2015), Cavalcante (2013) e Leffa (1996). No tocante às estratégias de leitura, nos aportamos em Solé (1998) e Kleiman (2011); a respeito dos gêneros discursivos, nos ancoramos em Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008); buscamos também o direcionamento dos documentos curriculares oficiais propostos para o Ensino Fundamental, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCN-LP (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, com uma abordagem predominantemente qualitativa. A partir da análise das oficinas promovidas, constatamos um avanço dos alunos no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura e à compreensão dos textos, bem como no interesse despertado pelas leituras realizadas em sala de aula. As atividades propostas durante a intervenção estavam centradas nas características do gênero notícia, fundamentadas na perspectiva das concepções e estratégias de leitura e na sistematização do estudo do gênero discursivo por meio de oficinas de leitura que favoreceram a compreensão das notícias.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES