PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: QUEITE DINIZ DOS SANTOS DA SILVA

DISCENTE: QUEITE DINIZ DOS SANTOS DA SILVA
DATA: 22/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/phy-seao-yrw
TÍTULO: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO: O ENSINO DE LEITURA DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DISCURSIVO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Artigo de Opinião. Empoderamento Discursivo. Leitura Crítico-Discursiva. Relações Étnico-Raciais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as relações étnico raciais em razão dos recorrentes episódios de preconceito, discriminação, injúria racial e racismo nos espaços sociais, partindo do princípio de que a escola é o segundo principal agente de socialização e, por isso, não pode estar alheia a esta discussão, tendo em vista que, depois da família, é no ambiente educacional que se dá a formação de cidadãos críticos e atuantes. Assim, esta pesquisa faz parte de experiências observadas, vivenciadas e avaliadas na esfera pessoal, profissional e social. E tem por objetivo analisar como uma proposta de ensino de leitura, na perspectiva críticodiscursiva e contando com o suporte do gênero discursivo artigo de opinião voltado à reflexão das relações étnico-raciais, pode contribuir com a ampliação do conhecimento, da argumentação, do empoderamento discursivo para transformação social. A investigação apoia-se nos pressupostos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e da Lei 12.288/10 do Estatuto da Igualdade Racial, que apresenta um conjunto de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias que busca garantir direitos fundamentais a população negra do Brasil, e alinha-se, ainda, às ideias de Almeida (2021); Bento (2022); Gomes (2013, 2017); Munanga (2005, 2009, 2023); Ramos (2017); Ribeiro (2019) e Silva (2007, 2012, 2015). As frações que fazem referência ao desenvolvimento do incentivo à leitura estarão fundamentadas em Brandão (2004); Bonifácio (2015); Koch e Elias (2010); Orlandi (2012) e Solé (1998). O estudo do gênero, por sua vez, estará alicerçado em Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008). Portanto, trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de caráter intervencionista, com Análise do Discurso na perspectiva críticodiscursiva, por observação participante, questionário sócio-histórico, avaliação diagnóstica, oficinas pedagógicas implementadas numa turma do ensino fundamental de correção de fluxo do Projeto Travessia e tem por resultado a formação de estudantes críticos, atuantes, com argumentos sustentados para intervir junto à perspectiva antirracista.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO