PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: DAVID DA SILVA RIOTINTO DOS SANTOS

DISCENTE: DAVID DA SILVA RIOTINTO DOS SANTOS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Online
TÍTULO: AS CONJUNÇÕES EM CARTAS DE LEITOR: TECENDO A TEIA DO DISCURSO
PALAVRAS-CHAVES: Produção de texto. Conjunções. Carta de leitor.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Em nossa prática pedagógica, observamos os alunos bastante inseguros quando é requisitada uma produção de texto. Uma das táticas não menos importantes quanto outras, mas não assimiladas no contexto da escrita, é a propriedade da coesão, um dos fatores que garante a textualidade e a coerência do texto. A falta de domínio dos mecanismos de coesão traz problemas à integração das partes do texto, gerando a necessidade de mudança de postura em relação aos processos que envolvem a escrita bem como o ensino da Língua Portuguesa. Diante desse fato, esta pesquisa apresenta uma sugestão de ensino tomando como base os preceitos da Linguística textual para trabalhar com os conectores nas cartas de leitor para o 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Conde - PB, buscando garantir o estabelecimento da textualidade no que diz respeito à unidade semântico-sintática que deve marcar a produção textual. Para tanto, partimos dos trabalhos relacionados ao texto de Koch (1997), Bentes (2006), Cavalcante (2013) e Marcuschi (1983); para viabilizarmos o trabalho sobre gênero, com foco nessa perspectiva de ensino de língua, tomamos por base a teoria de Bakhtin (2003); sobre a coesão enquanto conjunto de estratégias de sequenciação que constitui o texto, as referências foram Antunes (2005) e Koch (2021); as considerações sobre produção de texto foram embasadas em Serafini (1992), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015); sobre a análise linguística na produção de textos, fundamentamo-nos em Reinaldo e Bezerra (2013); para viabilizarmos o trabalho acerca do gênero carta de leitor e o desenvolvimento da escrita dos estudantes, baseamo-nos em Diaz (2016), Mendonça (2008, 2016), Alves Filho (2011). A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de natureza intervencionista, por meio da pesquisa participante ancorada em Esteban (2010) e Paiva (2019). Utilizamos como instrumentos de geração de dados uma sequência didática, fundamentada em Schneuwly e Dolz (2004), associada à observação participante, e o tratamento dos dados a partir de Bardin (2011). Por fim, elaboramos um caderno pedagógico, como produto da pesquisa, com o intuito de oferecer aos docentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental uma proposta de ensino das conjunções a fim de garantir aos alunos a apropriação das habilidades de escrita que envolve o uso da coesão nas cartas de leitor.
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO