PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE LIMA BARROSO

DISCENTE: PAULO HENRIQUE LIMA BARROSO
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Campus IV Mamanguape
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE CRÔNICAS
PALAVRAS-CHAVES: Literatura. Formação Leitora. Sequência Básica. Crônica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: O ensino da literatura no Ensino Fundamental Anos Finais é um desafio para os professores, uma vez que a ênfase em sala de aula tem sido dada ao ensino de língua portuguesa (produção textual e análise linguística). Além disso, quando o texto literário é abordado em sala de aula, o professor tende a explorar a obra literária a partir de fragmentos, dando preferência às práticas de ensino que privilegiam aspectos da língua. Outrossim, para potencializar a problemática, mesmo que a literatura esteja presente também no mundo digital como forma de entretenimento, outras atividades coexistem ao ato da leitura como concorrentes, tais como: assistir séries, jogos e as redes sociais que também podem entreter o educando. Neste contexto, este estudo visa propiciar a recepção crítica, reflexiva e prazerosa da crônica literária para os alunos do 7o ano em uma escola pública em Conde, na Paraíba. Dessa maneira, a dissertação apresenta uma reflexão sobre o ensino da literatura em sala de aula e sobre o valor estético do gênero crônica, embasada em estudos de Cândido (2011), Sá (1997) e Moisés (2012), bem como aborda a sequência básica de leitura, proposta por Cosson (2021), que norteia o ensino da literatura na educação básica e, por fim, discute a noção de temas caracterizadores (Zilberman, 2005), relacionando-os com a aula de literatura para entender quais são as contribuições que essa ideia pode gerar na prática pedagógica do professor. Essa pesquisa tem respaldo em documentos norteadores e oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), que pressupõem a formação do aluno leitor e a sala de aula como um espaço possível para construção da relação entre o educando e a obra literária. Ademais, com base na sequência básica de Cosson (2021), esse estudo tem como método a pesquisa-ação de natureza intervencionista, num total de dezoito aulas, que se desenvolveram em oficinas temáticas, a partir da leitura de crônicas. Nesse cenário, conclui-se que os discentes se envolveram com a atividade, participando de forma ativa, principalmente nas etapas de motivação, que envolviam o debate, a música e a ida para a biblioteca. Com relação às oficinas de leitura das crônicas, observou-se que a prática colaborou para a formação leitora, considerando a relação dos textos com temas relacionados à realidade da turma. No entanto, na última etapa do projeto, referente à produção textual da crônica, a atividade foi concluída por apenas parte dos alunos, dada a dificuldade que eles enfrentam nessa área do ensino de língua portuguesa. Contudo, tal fato não impediu de se verificar que, em relação ao objetivo proposto para a pesquisa, as atividades contribuíram para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária, assim como para o aprimoramento das habilidades de leitura crítica e reflexiva do texto literário pelos alunos. Por fim, a pesquisa pretende também contribuir, por meio de um caderno pedagógico, para o compartilhamento da metodologia de aula aplicada, a fim de oferecer à comunidade acadêmica, aos professores, aos estudantes do curso de letras e à comunidade escolar mais uma ferramenta pedagógica. Essa iniciativa visa propiciar o desenvolvimento da sensibilidade estética e o estímulo da recepção crítico-reflexiva no sétimo ano do Ensino Fundamental.
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES