PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: SANDRA MARIA BELO RODRIGUES

DISCENTE: SANDRA MARIA BELO RODRIGUES
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Mamanguape-PB UFPB
TÍTULO: Estratégias de leitura no processo de alfabetização letrando com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de leitura. Letramentos. Ensino Fundamental I
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Filosofia da Linguagem
RESUMO: Esta pesquisa foi motivada por inquietações e questionamentos referentes à realidade de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, do município de João Pessoa, pelo fato de muitos educandos saírem do ciclo de alfabetização 1º e 2º ano, sem as devidas competências necessárias da aprendizagem. Percebeu-se, com isso, que não é o suficiente dizer que o educando estava alfabetizado, visto ser de relevância a inserção de atividades diárias voltadas para o uso das práticas sociais que façam parte da sua realidade, proporcionando assim, uma aprendizagem significativa. Por esta razão, o objetivo da proposta de trabalho: apresentar estratégias de leitura no processo de alfabetização letrando em turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, contou-se com uma pesquisa qualitativa, de caráter intervencionista, a partir de estratégias de leitura com textos que representam diferentes esferas sociais. Para análise dos dados, partiu-se de um embasamento teórico que dialoga com os documentos Oficiais, como a BNCC (2017), os PCN (1998), e autores: Soares (2014; 2016; 2021; 2021), Tfouni (1998); Solé (1998), Kleiman (2016); Marcuschi (2001; 2010; 2011), Koch e Elias (2014); Antunes (2009), entre outros. Quanto à metodologia, contou-se com uma avaliação diagnóstica inicial e final com questionários, observação, participação, Roda de conversa e Oficinas pedagógicas, para tratar das Estratégias de leitura, com o intuito de inserir os educandos em práticas de letramento social. Com a realização da pesquisa, constatou-se possibilitar o desenvolvimento do ensino aprendizagem da turma de 3º ano do Ensino Fundamental, inserindo os alunos em práticas de letramentos que venham contribuir significativamente para sua formação, enquanto futuros cidadãos com criticidade e conscientes do mundo ao seu redor.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA