PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE GISELI DA SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE GISELI DA SILVA LIMA
DATA: 29/03/2016
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: UMA ESTANTE QUE NÃO PARA: CÍRCULO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Ensino. Círculo de leitura.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Por acreditar no poder de transformação da leitura na vida de jovens, visamos a ampliação do repertório de leitura desses estudantes, fazendo-os obter o hábito da leitura, que pode durar por toda a vida. Esta proposta de trabalhar com a leitura visa a incentivar o hábito de ler e também orientar os educandos sobre a obra a ser lida, formar alunos leitores, trabalhar as peculiaridades do texto literário, dentre outros objetivos específicos. Com isso, buscamos despertar a capacidade crítica de ler textos, conscientes de que a literatura atua como um agente que amplia a visão de mundo e humaniza o indivíduo, além de um direito o qual todos têm. Para desenvolver nossa pesquisa, baseamo-nos, teoricamente, em estudiosos como: Colomer (2007), Aguiar (1993), Cosson (2012, 2014), Pinheiro (2006), Solé (1998), Jouve (2012), entre outros, através de uma proposta de intervenção que consta da formação de um círculo de leitura realizado em sala de aula. Buscamos, com este estudo, apresentar um norte para que outros educadores reflitam e ajam na busca da formação de novos leitores.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL