PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA VÂNIA ROCHA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA VÂNIA ROCHA NÓBREGA
DATA: 29/03/2016
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: DA LEITURA À POESIA: DA POESIA À LEITURA E À ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramento. Poesia.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a poesia como prática didática e pedagógica de letramento escolar no 9º ano do ensino fundamental, tanto na aquisição da leitura e da escrita proficientes, como da oralidade, bem como investigar a forma como os alunos interagem e se apropriam do texto poético. A escolha do gênero poema justifica-se pelo fato de que a poesia oferece leituras várias, múltiplas, ou seja, pelo fato do texto poético ser polifônico, plurissignificativo, repleto de simbologia, de imagens, de representações, de subjetividade e de valores diversos que permearam ou permeiam a nossa sociedade. Para o cumprimento do nosso objetivo, a fundamentação teórica está centrada nos estudos de Bakhtin (1995), Gadamer (1997), Lajolo (2001), Soares (2012), Kleiman (2012), Tfouni (2010), Cosson (2012), Orlandi (1999), Pinheiro (1998), entre outros. Letrar pelo viés da poesia é desenvolver nos educandos a prática dialógica do eu-tu-mundo. É também caminho para a apropriação da leitura plena, que, segundo Antunes (2003), acontece quando o leitor chega à interpretação dos aspectos ideológicos do texto, das concepções que, às vezes, sutilmente, estão embutidas nas estrelinhas do texto, isto é, captar o sentido manifestado na tessitura do enunciado, seja ele poético ou não. A metodologia utilizada nessa pesquisa tem como parâmetro a pesquisa bibliográfica e qualitativa, que, de acordo com Oliveira (2001), diz dos problemas abordados, que, no nosso caso, é a aquisição da leitura e da escrita proficiente.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL