PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON JOSÉ GOMES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON JOSÉ GOMES ALVES
DATA: 29/03/2016
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Webquest. Letramento digital. Trabalho cooperativo/colaborativo.
RESUMO: Para a internet ser vista como uma ferramenta útil no auxílio de pesquisas escolares, deve-se colocar à disposição do aluno recursos que o orientem diante das inúmeras atividades que normalmente são solicitadas no contexto escolar, que ao invés de facilitar, dificultam seu estudo. Diante desta realidade, decidiu-se realizar esse estudo, tomando como principal fonte, observações da utilização da Webquest pelos alunos e questionário de grupo. Como fonte complementar, o ponto de vista do(s) professor(es) sobre a aplicação e resultados utilizados, visando favorecer à prática docente. A proposta em tela, ancorando-se em pressupostos teóricos postulados por Lévy (2010); Marcuschi e Xavier (2005) e Moran (2013) busca verificar o papel da Webquest como facilitadora no processo de pesquisa na internet por alunos do 80 ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba; aprimorar o letramento digital dos educandos em análise; checar se a utilização de Webquests proporciona o trabalho cooperativo e/ou colaborativo e investigar o papel do professor na utilização dessa ferramenta tecnológica no contexto de sala de aula. A metodologia que norteará esta pesquisa define-se a partir da natureza qualitativa como uma maneira de dar voz às pessoas envolvidas. Esse tipo de pesquisa faz a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, possibilitando que este entenda fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e a partir daí situe suas interpretações. Necessário se faz, no caso desse projeto de pesquisa, situar e construir um dinamismo de aproximação do processo de aquisição do conhecimento na pesquisa escolar através da internet. Daí a opção de se realizar uma pesquisa-ação com a inserção da ferramenta Webquest.
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL