PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVO TEIXEIRA DE ARAUJO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVO TEIXEIRA DE ARAUJO FILHO
DATA: 18/03/2016
LOCAL: Campus IV CCAE/UFPB
TÍTULO: PLURALIDADE CULTURAL: VISIBILIDADES E SILENCIAMENTOS DISCURSIVOS NO COTIDIANO ESCOLAR DA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Pluralidade Cultural. Práticas Discursivas, Relações de poder
RESUMO: A temática da Pluralidade Cultural está relacionada à análise e valorização de conceitos étnicos e culturais dos mais diversos grupos sociais inseridos em desigualdades socioeconômicas e relações sociais excludentes. Por isso, é imperativo que haja o reconhecimento dessa pluralidade, em especial as atinentes a raça, sexualidade e gênero. É com essa compreensão, que a pesquisa proposta objetiva problematizar e discutir discursividades que elaboram sentidos, em narrativas de docentes e discentes, em torno do trato com a convivência com a diversidade sociocultural, no contexto de uma escola pública municipal de João Pessoa-PB. Indaga-se de que modo os enunciados de docentes e discentes constroem sentidos que traduzem o trato como a diversidade nesse contexto escolar, em específico as relacionadas às matrizes identitárias de pertencimento étnico racial. A pesquisa é de natureza qualitativa e, metodologicamente, se utilizará de alguns procedimentos, como questionários, entrevistas e roda de conversa A pesquisa articula teorizações foucaultianas acerca das relações de poder, concepções da análise de discurso francesa (AD) de filiação francesa e a dos Estudos Culturais. Insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e adota a concepção de língua como prática social (MOITA LOPES, 2006).
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA