PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE TEXEIRA CAVALCANTI SETTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE TEXEIRA CAVALCANTI SETTE
DATA: 23/03/2016
LOCAL: UFPB - CCAE
TÍTULO: A Formação de leitores por meio das narrativas mitológicas greco-romanas.
PALAVRAS-CHAVES: Mitologia greco-romana; Texto literário; Educação básica.
RESUMO: A leitura é essencial para formação de um ser autônomo, pois viabiliza ao sujeito a possibilidade de exercer plenamente sua cidadania. Assim, cabe a escola a função de tornar o indivíduo capaz de ler proficientemente, como também de despertar no aluno o gosto e o interesse pelo mundo da leitura. Acreditamos que o texto literário reúne todos os atributos necessários para que se obtenha êxito em tais tarefas. Ele e capaz de encantar o leitor e, sem dúvida, contribuir para sua formação. Considerando a importância da leitura, com foco no objeto literário, apresentamos nesta pesquisa, de natureza aplicada e caráter intervencionista, uma proposta de trabalho com o gênero mito, em especifico, a mitologia Greco-romana. As narrativas mitológicas greco-romanas possuem grande relevância cultural em todo mundo, até hoje são temáticas recorrentes nas mais diversas áreas de pesquisa e exercem notável fascínio sobre o público, sobretudo o jovem. Presentes em diferentes linguagens, elas são atemporais e fornecem subsídios para compreensão do mundo, da mente e das relações humanas. O principal objetivo desse trabalho e fortalecer os laços entre jovens leitores e a cultura literária e, como consequência disso, ampliar a competência leitora dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada em Recife-PE. Para viabilizar a proposta, será desenvolvido um projeto de intervenção que contara com a realização de oficinas nas quais serão formados círculos de leitura baseados na proposta de Cosson (2014). O suporte teórico deste trabalho se fundamentará basicamente nos estudos de Grimal (1982), Cosson (2014), Gregorin Filho (2011), Machado (2011).
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI