PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA FERREIRA LISBOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA FERREIRA LISBOA
DATA: 23/03/2016
LOCAL: UFPB - CCAE
TÍTULO: O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: a constituição do diário de leituras
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário; Diário de Leituras; Educação Básica.
RESUMO: A partir da constatação de um alto índice de reprovações no ensino fundamental II, de uma escola da rede municipal de Goianinha/RN, foi diagnosticado que uma parcela significativa dos discentes possui dificuldades em relação a leitura. Com efeito, identificamos a necessidade de se investir em práticas pedagógicas que privilegiem a formação de um leitor proficiente. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo e discutir a importância do texto literário no espaço escolar, uma vez que nenhum gênero discursivo consegue demonstrar as potencialidades da linguagem como a literatura e capaz. Além de auxiliar nos processos de aquisição e ampliação da leitura e da escrita, corrobora para a formação do indivíduo, desenvolvendo um papel de humanização. Nesse sentido, a luz dos pressupostos teóricos de Soares (2009), Cosson (2014), Candido (1995), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), Machado (1998), entre outros, foi proposto um projeto de intervenção, baseado na constituição de diário de leituras, utilizando a metodologia da pesquisa ação, seguindo os conceitos de Thiollent (1996). O diário de leituras pode representar um importante instrumento para o ensino da leitura na escola, sobretudo a leitura literária. Como o uso da escrita e inerente a confecção dos diários, compreendemos que usar a leitura vinculando-a a escrita permite uma melhor compreensão do que foi lido, uma vez que o aluno expressará por escrito o seu entendimento sobre a obra. Dessa forma, por meio desse instrumento de ação didática, pretendemos que o estudante possa dialogar com os textos literários, com os colegas e com o professor, contribuindo para a formação de um leitor ativo que saiba interagir e expressar o seu olhar sobre as diferentes realidades.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES