PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA PATRÍCIA PEREIRA CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA PATRÍCIA PEREIRA CAVALCANTI
DATA: 29/03/2016
LOCAL: Mamanguape - Campus IV
TÍTULO: WEBQUEST: UMA PORPOSTA METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Webquest. Leitura. Produção textual. Aprendizagem colaborativa.
RESUMO: As transformações ocorridas pelo surgimento da Internet são sem precedentes na história da humanidade. Sua influência no contexto social tem determinado mudanças comportamentais que se refletem nas formas de interação e de aprendizagem. É comum, por exemplo, ver crianças que interagem primeiramente com os dispositivos móveis do que com o papel e a caneta. Com a conjuntura contemporânea permeada de aparatos digitais, a escola precisa determinar seu lugar frente à essa propositura de inovações tecnológicas. Diante deste contexto, o estudo terá como objetivo geral desenvolver habilidades de pesquisa, de leitura e de produção textual por meio da proposta metodológica investigativa e direcionada da webquest. De forma mais específica, o trabalho pretende estimular a leitura e a produção textual, propiciar a interação em grupo, promovendo a aprendizagem colaborativa e contribuir com o letramento digital. Para tanto, utilizar-se-á dos processos etnográfico e netnográfico por acreditar que os referidos processos contribuirão no que se refere ao estudo da cultura e da situação social no qual estão inseridos os participantes da pesquisa, assim como seus valores e suas experiências e os netnográficos porque atualmente faz-se necessário o estudo referente ao comportamento humano mediado por computadores e pela cibercultura. Utilizar-se-á, também, da contribuição dos métodos de pesquisas bibliográficas de autores como Gabriel (2013), Lévy (1996, 1999), Moran (2012), Moran, Masetto e Behrens (2013), Marcuschi (2008, 2010), Ribeiro (2012), Rojo (2009, 2013), Santaella (2009), Xavier (2010) e outros que contribuirão para a fundamentação teórica do referido estudo. O lócus da pesquisa será uma Escola Municipal de Ensino Fundamental situada na cidade de Rio Tinto-PB. Nas circunstâncias atuais, vê-se necessária a abordagem dessa temática por ser de grande relevância para o encadeamento social e cultural e por trazer para a discussão o papel das tecnologias digitais na educação.
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL