PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA DE SOUSA NETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA DE SOUSA NETA
DATA: 23/03/2016
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A Escrita do Gênero Memórias: das práticas sociais ao contexto de sala de aula.
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Produção escrita. Sequência Didática.
RESUMO: Já se tornou consenso que o trabalho a partir da teoria dos gêneros discursivos, preconizada por Mikhail Bakhtin (2015), constitui, atualmente, uma das alternativas viáveis para minimizar a dificuldade que muitos alunos apresentam em relação às habilidades de leitura e produção escrita. Essa é também a teoria que está na base dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998), que orientam que a escola amplie o domínio discursivo do aluno para que ele possa atuar efetivamente nas diversas esferas de comunicação da sociedade em que vive. Dessa forma, objetivamos, com o presente trabalho, desenvolver uma proposta de intervenção, partindo do procedimento sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa-PB, de forma a oportunizar situações que lhes permitam aperfeiçoar a habilidade de produção escrita a partir do gênero textual Memórias. A pesquisa realizada a partir deste trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, com natureza intervencionista e descritivista, constituindo-se numa pesquisa-ação. No que diz respeito à intervenção, especificamente, entendemos que a sequência didática proposta concorre não apenas para que os alunos se apropriem de instrumentos que lhes permitam entender como se dá a constituição desse gênero, mas também para que os alunos conheçam e resgatem valores socioculturais através das memórias de pessoas de suas famílias ou comunidades, o que, segundo Le Goff. (1990), contribui para a afirmação da identidade individual e coletiva. O estudo partirá, portanto, da concepção de gênero de Bakhtin (2015), que trata a linguagem como um modo de interação e produção social, e de outros estudiosos que compartilham de suas ideias sobre esse tema, como Marcuschi (2008), e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Quanto ao gênero Memórias, tomaremos como base os estudos de Ecléa Bosi (1988), Jacques Le Goff (1990) e Halbwachs (1990), entre outros.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO