PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDE JANE DUARTE DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDE JANE DUARTE DO NASCIMENTO
DATA: 23/03/2016
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: O enfrentamento das dificuldades de aprendizagem em leitura no Ensino Fundamental: promovendo novas habilidades
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Competências e habilidades leitoras. Estratégias metacognitivas de leitura.
RESUMO: A leitura é procedimento básico, indispensável à aprendizagem em todas as disciplinas e níveis de escolaridade. Além disso, o ato de ler nos proporciona maior poder de criação e expressão das ideias, sendo fundamental para o desenvolvimento da cidadania e a possibilidade de novas conquistas pessoais, sociais ou culturais. No que diz respeito à leitura enquanto conteúdo de ensino, as dificuldades encontradas pelo professor em sala de aula podem estar relacionadas a muitos fatores, como alfabetização sem letramento ou transtornos de aprendizagem, a exemplo da dislexia. É comum, portanto, encontrarmos alunos na segunda fase do ensino fundamental ainda decodificando pequenas construções frasais, mas não conseguindo compreendê-las. Diante de tal fato, este projeto constitui-se enquanto uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades leitoras de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual situada no município de Cabedelo–PB. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa, especialmente, nos estudos de Leffa (1996) e Feltes (2008), que discorrem sobre a metacognição da leitura, e Solé (1996), que apresenta sugestivas estratégias de leitura que podem contribuir para melhor desenvolver o processo de compreensão da leitura por parte do aluno.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA