PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA WILMA ALBUQUERQUE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA WILMA ALBUQUERQUE DA COSTA
DATA: 29/03/2016
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: LINGUAGEM MIDIÁTICA E SUSTENTABILIDADE: Diálogo a cidadania ecológica (uso das tecnologias contemporâneas para a construção de uma rádio escola)
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem oral e escrita. Comunicação midiática. Processo de ensino-aprendizagem.
RESUMO: Com o advento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as instituições de ensino vivem, hoje, alterações significativas no processo de ensino-aprendizagem. A escola tem um papel relevante nas discussões dessas mudanças para que ela própria se renove. As TICs não devem ser usadas só como estímulo para o ensino-aprendizagem, mas também, como recursos que possibilitem a realização de atividades didáticas que promovam a integração entre a linguagem midiática e o conteúdo programático do currículo escolar. Neste ínterim, utilizaremos o processo etnográfico que evidenciará questões relacionadas a acontecimentos observados no cotidiano escolar, como também, se propõem a ampliar as habilidades da oralidade, da escrita e da criticidade dos ouvintes em atividades de comunicação radiofônica, por meio das tecnologias contemporâneas, abordando o tema linguagem e sustentabilidade: um diálogo sobre a cidadania ecológica. O referido estudo será realizado em uma Escola Municipal de ensino fundamental na cidade de Santa Rita-PB. O objetivo principal é promover uma mídia rádioWeb, com a participação ativa da comunidade escolar, que vise a traduzir, em conhecimento, as necessidades educacionais e socioculturais àquela imanentes. Por conseguinte, temos os objetivos específicos: engajar a comunidade escolar na ação radiofônica; conhecer o funcionamento das mídias usadas na instalação de uma rádio externa à escola e, em seguida, adaptar-se à existente no espaço escolar; investigar acerca da relação entre a comunidade e a mídia radiofônica e que tipos de programas recebem a audiência na comunidade escolar; colher sugestões para a pauta da programação que deverá ir ao ar, elaborando, junto ao aluno, um roteiro escrito com uma linguagem voltada para a oralidade. A ação interventiva realizar-se-á em horários alternativos na escola. O estudo em tela tomará como pressupostos teóricos os postulados de Levy (2014), Gabriel (2013), Tavares (2009), Boff (2012), Freire (1996), Marcuschi (2008), dentre outros. Almeja-se, portanto, a formação de cidadãos ecológicos que se motivem a transformar e provocar sensações de ordem afetiva, sociocultural no espaço em que estão alocados.
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL