PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVAMARQUE PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVAMARQUE PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 23/03/2016
LOCAL: mamanguape
TÍTULO: Letramento Literário no Ensino Fundamental por meio de letras de músicas
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário, Músicas, Educação Básica.
RESUMO: A música tem se tornado um importante recurso didático para a melhoria do ensino, auxiliando para que os estudantes tenham acesso a uma formação qualitativa. Poucas letras de músicas são utilizadas nos livros didáticos e, ainda assim, com o intuito de analisar tão somente questões gramaticais. Raros são os manuais que se propõem a realizar discussões mais profundas sobre os temas abordados nas canções. Sabemos que para interpretar significativamente uma música, o estudante deve reconhecer seu valor poético, mergulhar na cultura do país de origem, na época em que ela foi escrita e, principalmente, na mensagem transmitida. Essas informações muitas vezes estão ausentes nos livros didáticos, por isso é interessante que o professor não se restrinja apenas a estes manuais para garantir os conhecimentos significativos dos alunos. Assim sendo, o presente trabalho pretende desenvolver um projeto de intervenção, através da interpretação de duas letras de músicas do cancioneiro popular: Admirável gado novo, de Zé Ramalho e Vozes da seca, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, em aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, a fim de realizar uma leitura mais profunda de seus constitutivos, proporcionar uma melhor visão de mundo e um melhor repertório cultural dos alunos por meio da leitura e interpretação das canções. No entanto, dadas as nossas limitações sobre os conhecimentos musicais e as intenções de análise, faremos nesse trabalho um estudo sobre as letras das canções – a poesia. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos os estudos de suporte teórico, a fim de respaldar a importância do letramento através de músicas. Contribuíram para o desenvolvimento da nossa proposta, dentre outros, os estudos de Soares (2009) e Kleiman (2012), no que se refere às definições de letramento e suas peculiaridades; Cosson (2014), Abreu (2006) e Cândido (2011) sobre as abordagens do texto literário em sala de aula; Tinhorão (2010), Aguiar (1993) e Ribeiro Neto (2011), no que se refere à poesia na canção.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI