PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATYANA GUERRA DE SOUZA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATYANA GUERRA DE SOUZA LIRA
DATA: 31/03/2016
LOCAL: mamanguape
TÍTULO: LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO CONTO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura do texto literário, conto, educação básica.
RESUMO: O texto literário é um dos mais expressivos instrumentos de colaboração na formação de leitores, pois carrega em si alta qualidade estética e faz uso especial da linguagem. É preciso que a nobre função de formar leitores, comumente atribuída à escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, já que são constituídos de saberes sobre o mundo e o homem, e são capazes de promover experiências intensas ao leitor. Considerando essa importância da obra literária, propomos, com este trabalho, sistematizar uma prática de leitura que permita aos alunos a atribuição de sentido ao que leem. Para viabilizar nosso projeto, elegemos o gênero literário conto. Por ser um texto linear, breve e que tem como uma de suas principais características a condição de suportar, em sua brevidade, todas as possibilidades de ficção, é que o escolhemos. Acreditamos que seu poder de concisão permite a leitores em formação, ainda não maduros, a apreciação efetiva do texto literário. Para a integração entre os saberes e a prática, adotamos a metodologia da pesquisa–ação, para aplicação e intervenção. Com isso, objetivamos aprimorar a competência leitora dos alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Orobó – PE. As propostas de atividades do projeto se ancoram na Sequência Básica de leitura descrita por Cosson (2006). Nosso aporte teórico terá como base, para os estudos sobre o conto, Moisés (1967) e Gotlib (1991), sobre os aspectos da leitura, Silva (1998), Solé (1998), Kleiman (2002), sobre a leitura do texto literário Zilberman (1988), Dalvi (2013), dentre outros.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI