PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEMILSON DE FREITAS MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEMILSON DE FREITAS MESQUITA
DATA: 30/03/2016
LOCAL:
TÍTULO: RELAÇÕES DE PODER NOS DISCURSOS DOS ALUNOS DA EJA: práticas sociais, subjetividades e complexidades que envolvem a temática de gênero.
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Gênero. Relações de Poder
RESUMO: A linguagem como instrumento de interação entre os membros de uma determinada língua, tem a função de favorecer a interlocução dos discursos com o objetivo de efetivar a comunicação entre os interlocutores. Todo discurso vem imbuído de uma ideologia que permeia a subjetividade ou subjetividades de quem o profere. Dentro desta dinâmica existe uma relação de poder que está sempre presente nas relações dialógicas, através do discurso proferido de forma oral ou escrito. A proposta de investigação traz como temática as relações de poder presentes nos discursos dos alunos da EJA voltados para suas práticas sociais, subjetividades e complexidades que envolvem a temática de gênero. O lócus da pesquisa é uma Escola Estadual, situada na Cidade de Caruaru - PE. Este trabalho tem como objetivo principal: analisar qual o efeitos produzidos pelos discursos proferidos sobre a discussão de gê-nero , e sua relação nas subjetividades apresentadas através de tais discursos como constituintes de fatores identitários individuais e coletivos. A pesquisa articulará teorizações foucaultianas à respeito das relações de poder e das concepções sobre a análise do discurso francesa (AD), como tais discurso e interdiscurso, ainda com colaborações de aportes teóricos de estudiosos de fenômenos da linguagem,em especial da Análise do discurso. De natureza qualitativa e interpretativa, adotam-se, nesta investigação, procedimentos metodológicos como: entrevistas, questionários, roda de conversa. Apresentam-se também, algumas das ações que compõem a proposta de intervenção e seus possíveis desdobramentos.
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - JUAREZ NOGUEIRA LINS