PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDREZZA SOARES ESPINOLA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA SOARES ESPINOLA
DATA: 29/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO CARTA DE SOLICITAÇÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: a escrita como prática social.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino e Aprendizagem de Escrita. Carta de Solicitação. Sequência Didática.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Durante muitas decadas, o ensino da lingua portuguesa nas escolas esteve alicercado sobre uma perspectiva normativa, voltando-se quase exclusivamente para a assimilacao das regras gramaticais ou da norma culta. Nesse contexto, as atividades de leitura e de escrita ocorriam de maneira descontextualizada, sem relacao com a vivencia dos alunos, o que dificultava o desenvolvimento dessas habilidades. De encontro a esse modelo de ensino, a proposta de trabalho a partir de generos discursivos, na qual se enquadra a presente pesquisa, procura explorar o texto em condicoes reais de uso, com destaque para a funcao comunicativa alem dos aspectos formais de cada genero. Aportando-se em teoricos como Bakhtin (2011) e Marcuschi (2010), no que diz respeito a concepcao de genero discursivo/textual, e Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), no que se refere as Sequencias Didaticas, entre outros. O trabalho que ora se apresenta tem como objetivo instrumentalizar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona rural de Pedro Regis, PB, para reconhecerem e produzirem o genero carta de solicitacao a partir de seu funcionamento linguistico-discursivo e de seu uso social, investigando o desenvolvimento de habilidades e estrategias argumentativas, a partir da proposta de producao textual contextualizada do genero e subsidiada por uma sequencia didatica. O genero foi escolhido por possibilitar a escrita com uma funcao social concreta: solicitar direitos e persuadir um interlocutor especifico, por meio de argumentos, a tomar providencias sobre alguma situacao. Contando com 10 (dez) alunos voluntarios, o corpus da nossa analise foi composto pela primeira e pela ultima versao dos textos por eles produzidos durante a aplicacao da Sequencia. Com base nas primeiras producoes, mapeamos as principais dificuldades apresentadas pelos alunos no tocante ao genero, a partir desse mapeamento foram elaborados os modulos/oficinas com vistas a superacao dessas dificuldades. Apos a analise comparativa entre as duas versoes das cartas, identificamos que os avancos foram mais significados nos seguintes aspectos: informatividade, mecanismos de coesao e desenvolvimento da argumentacao. Os resultados apontam, portanto, para a conclusao segundo a qual a utilizacao da SD no processo de ensino-aprendizagem do genero investigado contribuiu para ampliar a competencia linguistico-discursiva dos estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 2317361 - FÁBIO PESSOA DA SILVA
Externo ao Programa - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ