PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: GILVAMARQUE PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: GILVAMARQUE PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 25/11/2016
LOCAL: campus IV - Mamanguape
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE LETRAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário, Letras de Músicas, Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A musica tem se tornado um importante recurso didatico para a melhoria do ensino, auxiliando para que os estudantes tenham acesso a uma formacao qualitativa. Mas ela e pouco utilizada nos livros didaticos e, ainda assim, com o intuito de analisar tao somente questoes gramaticais. Raros sao os manuais que se propoem a realizar discussoes mais profundas sobre os temas abordados nas letras de musicas. Sabemos que para interpretar significativamente uma composicao, o estudante deve reconhecer seu valor poetico, mergulhar na cultura do pais de origem, na epoca em que ela foi escrita e, principalmente, nas ideias transmitidas. Essas informacoes muitas vezes estao ausentes nos livros didaticos, por isso e interessante que o estudo desses textos nao se restrinja apenas a estes manuais para garantir os conhecimentos relevantes dos alunos. Assim sendo, o presente trabalho pretende desenvolver um projeto de intervencao, atraves da leitura e interpretacao de duas letras de musicas do cancioneiro popular: Admiravel gado novo, de Ze Ramalho e Vozes da seca, de Luiz Gonzaga e Ze Dantas, em aulas de Lingua Portuguesa, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo e realizar a compreensao de seus elementos constitutivos, a fim de proporcionar uma melhor visao de mundo e um melhor repertorio cultural dos educandos. Portanto, faremos nesse trabalho um estudo sobre as letras das musicas – a poesia. Para alcancar a finalidade proposta, realizamos os estudos de suporte teorico, a fim de respaldar a importancia do letramento atraves das composicoes. Contribuiram para o desenvolvimento da nossa proposta, dentre outros, os estudos de Soares (2009) e Kleiman (2012), no que se refere as definicoes de letramento e suas peculiaridades; Cosson (2014), Abreu (2006) e Candido (2011) sobre as abordagens do texto literario em sala de aula; Tinhorao (2010), Aguiar (1993) e Ribeiro Neto (2011), no que se refere a relacao entre letra de musica e poesia; Severiano (2013), no tocante a identidade e o contexto social da musica popular brasileira.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES