PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: TATYANA GUERRA DE SOUZA LIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATYANA GUERRA DE SOUZA LIRA
DATA: 23/11/2016
HORA: 10:30
LOCAL: campus IV - Mamanguape
TÍTULO: LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO CONTO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, literatura, conto, letramento literário.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O texto literario e um dos mais expressivos instrumentos de colaboracao na formacao de leitores, pois carrega em si alta qualidade estetica e faz uso especial da linguagem. E preciso que a nobre funcao de formar leitores, comumente atribuida a escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, ja que sao constituidos de saberes sobre o mundo e o homem, capazes de promover experiencias intensas ao leitor, sua formacao critica e de letrar literariamente. Considerando essa importancia da obra literaria, propomos, com esse trabalho, sistematizar uma pratica de leitura que permita aos alunos a atribuicao de sentido ao que leem e seu compartilhamento. Para esse trabalho, escolhemos a obra Com certeza tenho amor, de Marina Colasanti. Esse livro faz parte do acervo distribuido as escolas publicas pelo Ministerio da Educacao no ambito do Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE de 2013. Para viabilizar nosso projeto, elegemos o genero literario conto por ser um texto linear, breve e que tem como uma de suas principais caracteristicas a condicao de suportar, em sua brevidade, todas as possibilidades de ficcao. Acreditamos que seu poder de concisao permite aos leitores em formacao, ainda nao maduros, a apreciacao efetiva do texto literario. A fim de estabelecer a integracao entre os saberes e a pratica, adotamos a metodologia da pesquisaacao para aplicacao e intervencao. Com isso, objetivamos aprimorar a competencia leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Orobo PE. As propostas de atividades do projeto se ancoram na Sequencia Basica de leitura descrita por Cosson (2006). Ademais, nosso aporte teorico tera como base, para os estudos sobre o conto, Moises (1967), Coelho (2000), Cortazar (2006), Piglia (2004), sobre os aspectos da leitura e do ensino de literatura, Candido (2004), Jouve (2012), Cosson (2006; 2014), PCNs (1998), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES