PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TATYANA GUERRA DE SOUZA LIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATYANA GUERRA DE SOUZA LIRA
DATA: 23/11/2016
HORA: 10:30
LOCAL: campus IV - Mamanguape
TÍTULO: LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO CONTO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, literatura, conto, letramento literário.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O texto literario e um dos mais expressivos instrumentos de colaboracao na formacao de leitores, pois carrega em si alta qualidade estetica e faz uso especial da linguagem. E preciso que a nobre funcao de formar leitores, comumente atribuida a escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, ja que sao constituidos de saberes sobre o mundo e o homem, capazes de promover experiencias intensas ao leitor, sua formacao critica e de letrar literariamente. Considerando essa importancia da obra literaria, propomos, com esse trabalho, sistematizar uma pratica de leitura que permita aos alunos a atribuicao de sentido ao que leem e seu compartilhamento. Para esse trabalho, escolhemos a obra Com certeza tenho amor, de Marina Colasanti. Esse livro faz parte do acervo distribuido as escolas publicas pelo Ministerio da Educacao no ambito do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE de 2013. Para viabilizar nosso projeto, elegemos o genero literario conto por ser um texto linear, breve e que tem como uma de suas principais caracteristicas a condicao de suportar, em sua brevidade, todas as possibilidades de ficcao. Acreditamos que seu poder de concisao permite aos leitores em formacao, ainda nao maduros, a apreciacao efetiva do texto literario. A fim de estabelecer a integracao entre os saberes e a pratica, adotamos a metodologia da pesquisa–acao para aplicacao e intervencao. Com isso, objetivamos aprimorar a competencia leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Orobo – PE. As propostas de atividades do projeto se ancoram na Sequencia Basica de leitura descrita por Cosson (2006). Ademais, nosso aporte teorico tera como base, para os estudos sobre o conto, Moises (1967), Coelho (2000), Cortazar (2006), Piglia (2004), sobre os aspectos da leitura e do ensino de literatura, Candido (2004), Jouve (2012), Cosson (2006; 2014), PCNs (1998), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES