PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MÁRCIA FERREIRA LISBOA

DISCENTE: MÁRCIA FERREIRA LISBOA
DATA: 25/11/2016
LOCAL: campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O diário de leituras no Ensino Fundamental: um incentivo ao letramento literário
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário; Diário de Leituras; Ensino Fundamental
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A partir da verificacao de um indice consideravel de reprovacoes no Ensino Fundamental II, de uma escola da rede municipal de Goianinha/RN, foi constatado que uma parcela significativa dos discentes possui dificuldades em relacao a leitura. Assim, e necessario rever o ensino da leitura na escola, sobretudo o ensino da leitura literaria, que deve ser encarado como um aliado para reverter esse cenario. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo visa promover o letramento literario em turmas do oitavo ano, utilizando o diario de leituras como instrumento capaz de contribuir para a formacao de um leitor ativo, que saiba interagir e expressar o seu olhar sobre as diferentes realidades. Para tanto, pretendemos incentivar a leitura do texto literario, por meio do genero terror, a fim de motivar o aluno ao habito de ler e de produzir textos; permitir ao diarista fazer a sua leitura com liberdade, dando enfase ao que lhe parece mais significativo; melhorar o posicionamento critico do leitor ao dialogar com diferentes leitores e leituras. A linguagem literaria evidencia toda a sua potencialidade, alem de auxiliar nos processos de aquisicao e ampliacao da leitura e da escrita, corrobora para a formacao do individuo, desenvolvendo um papel de humanizacao. Nesse sentido, a luz dos pressupostos teoricos de Soares (2009), Cosson (2014), Candido (1995), Parametros Curriculares Nacionais de Lingua Portuguesa (1998), Machado (1998), Massol e Esposito (2012) entre outros, propomos um projeto de intervencao, baseado no diario de leituras, utilizando a metodologia da pesquisa-acao, conforme os conceitos de Thiollent (1996). O diario de leituras demonstrou ser um importante instrumento para incentivar o letramento literario nas escolas. Como o uso da escrita e inerente a confeccao do diario, identificamos que vincular a leitura a escrita nos permitiu uma melhor compreensao dos processos de leitura dos alunos, uma vez que eles expressaram por escrito o seu entendimento sobre a obra. Os resultados alcancados demonstraram que a literatura do medo, representada pelos contos do livro Sete ossos e uma maldicao, de Rosa Amanda Strausz, fisgou o jovem leitor, o qual soube compartilhar sua leitura por meio dos diarios. Alcancamos o nosso objetivo ao incentivar o letramento literario e ao propiciar espacos de leitura, socializacao e liberdade de expressao.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES