PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CRISTIANE MARIA DA SILVA SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE MARIA DA SILVA SANTANA
DATA: 28/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: CCAE UFPB
TÍTULO: O GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA: PRÁTICA DE ESCRITA E LEITURA MEDIADA POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Notícia. Produção escrita. Sequência didática. Aprendizagem.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A presente dissertacao exibe os resultados da investigacao realizada na terceira etapa do ciclo de alfabetizacao, precisamente no 3º ano do ensino fundamental. O objetivo principal e descrever o processo de producao escrita a partir do genero discursivo noticia por meio da proposta de sequencias didaticas, com foco nas caracteristicas sociocomunicativas do genero. Com esta investigacao de carater aplicada e intervencionista propusemos o desenvolvimento de atividades que contribuiram para a producao do genero discursivo noticia considerando o contexto situacional e suas caracteristicas linguisticas – discursivas. Basicamente apoiamos nosso construto teorico em Bakhtin (2011) no que diz respeito a concepcao de generos discursivos. Quanto ao genero noticia, pautamos nos estudos realizados por Nascimento (2009). No que diz respeito a metodologia, nos embasamos nos modulos de Lopes- Rossi (2002) com adequacao de algumas atividades. Salientamos tambem autores que contribuiram para a compreensao do processo em leitura e escrita na aprendizagem; Sole (1999), Koch e Elias (2010), dentre outros. O corpus e composto de 10 (dez) producoes realizadas pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Na primeira analise, identificamos as dificuldades quanto a interacao com o genero, sua producao e quanto aos aspectos ortograficos e organizacionais do genero, em foco a producao do titulo e do lead. Com base nos dados, elaboramos a sequencia didatica com o objetivo de suprir as necessidades relativas ao processo de producao. Apos o processo de intervencao por meio dos modulos de sequencia didatica, comprovamos que os alunos participantes apresentaram um avanco significativo, ou seja, a segunda producao atendeu a nossas expectativas. Os resultados gerados demostraram que o trabalho em sala de aula por meio de sequencia didatica contribui para o processo de aprendizagem, bem como soluciona alguns problemas que interferem na producao escrita.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO MARTINS