PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JACINEIDE VIRGÍNIA BORGES OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACINEIDE VIRGÍNIA BORGES OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 28/11/2016
HORA: 11:00
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL: O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero Artigo de Opinião. Produção textual. Ensino - Aprendizagem. Sequências Didáticas
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta pesquisa-acao surgiu da observacao do rendimento cada vez menos satisfatorio nas producoes escritas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola publica, estadual, localizada no municipio de Pedras de Fogo – PB. Neste sentido, buscamos meios para amenizar tais problemas presentes em nosso contexto escolar. Alguns estudos levantados e sustentados por perspectivas teoricas tem mostrado novas formas e metodos para um ensino-aprendizagem mais eficaz da producao textual. Dessa maneira, o nosso objetivo e tornar os alunos produtores competentes de textos, a partir de uma proposta de ensino do genero discursivo artigo de opiniao atraves de sequencias didaticas. Assim, na busca por contribuir com a formacao de autores proficientes e criticos de textos por meio de atividades de escrita, desenvolvemos esta pesquisa, tendo como fundamentacao teorica as contribuicoes trazidas por Bakhtin (2003) sobre a concepcao de generos, bem como as contribuicoes de outros pesquisadores, tais como: Cavalcante (2013), Geraldi (1996), Koch e Elias (2015) sobre a tematica, e nossa proposta de intervencao baseou-se no esquema de sequencia didatica proposto por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). O corpus da pesquisa foi composto pelas producoes textuais iniciais e finais dos alunos, no caso seis (6) iniciais com mais seis (6) finais, totalizando doze (12) producoes do genero artigo de opiniao. Com as producoes iniciais, pudemos detectar algumas inadequacoes dos alunos no que concerne a estrutura, ao grau de informatividade e a adequacao a norma culta da Lingua Portuguesa, relacionadas a producao desse genero discursivo e que foram trabalhadas durante a intervencao com a sequencia didatica. Apos essa etapa, os alunos tiveram a oportunidade de reescrever os seus textos seguindo as orientacoes dadas pela professora, com o intuito de adequar os textos a estrutura de artigo de opiniao descrita pelos autores supracitados. Por fim, ficou evidente a eficacia da implementacao da sequencia didatica, que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de competencias comunicativas dos alunos, mais especificamente no que se refere a producao escrita do genero artigo de opiniao.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO MARTINS