PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ALINE GISELI DA SILVA LIMA

DISCENTE: ALINE GISELI DA SILVA LIMA
DATA: 29/11/2016
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: UMA ESTANTE QUE NÃO PARA: CÍRCULO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Ensino. Círculo de leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola publica. Por acreditar no poder de transformacao da leitura na vida de jovens, visamos a ampliacao do repertorio de leitura desses estudantes, fazendo-os obter o habito da leitura, que pode durar por toda a vida. Esta proposta de trabalhar com a leitura visa a incentivar o habito de ler e tambem orientar os educandos sobre a obra a ser lida, formar alunos leitores, trabalhar as peculiaridades do texto literario, dentre outros objetivos especificos. Com isso, buscamos despertar a capacidade critica de ler textos, conscientes de que a literatura atua como um agente que amplia a visao de mundo e humaniza o individuo, alem de um direito o qual todos tem. Para desenvolver nossa pesquisa, baseamo-nos, teoricamente, em estudiosos como: Colomer (2007), Aguiar (1993), Cosson (2012, 2014), Pinheiro (2006), Sole (1998), Jouve (2012), entre outros, atraves de uma proposta de intervencao que consta da formacao de um circulo de leitura realizado em sala de aula. Buscamos, com este estudo, apresentar um norte para que outros educadores reflitam e ajam na busca da formacao de novos leitores.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL