PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: FRANCISCA VÂNIA ROCHA NÓBREGA

DISCENTE: FRANCISCA VÂNIA ROCHA NÓBREGA
DATA: 29/11/2016
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: DA LEITURA À POESIA: DA POESIA À LEITURA E À ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramento. Poesia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a poesia como pratica didatica e pedagogica de letramento escolar no 9º ano do ensino fundamental, tanto na aquisicao da leitura e da escrita proficientes, como da oralidade, bem como investigar a forma como os alunos interagem e se apropriam do texto poetico. A escolha do genero poema justifica-se pelo fato de que a poesia oferece leituras varias, multiplas, ou seja, pelo fato do texto poetico ser polifonico, plurissignificativo, repleto de simbologia, de imagens, de representacoes, de subjetividade e de valores diversos que permearam ou permeiam a nossa sociedade. Para o cumprimento do nosso objetivo, a fundamentacao teorica esta centrada nos estudos de Bakhtin (1995), Gadamer (1997), Lajolo (2001), Soares (2012), Kleiman (2012), Tfouni (2010), Cosson (2012), Orlandi (1999), Pinheiro (1998), entre outros. Letrar pelo vies da poesia e desenvolver nos educandos a pratica dialogica do eu-tu-mundo. E tambem caminho para a apropriacao da leitura plena, que, segundo Antunes (2003), acontece quando o leitor chega a interpretacao dos aspectos ideologicos do texto, das concepcoes que, as vezes, sutilmente, estao embutidas nas estrelinhas do texto, isto e, captar o sentido manifestado na tessitura do enunciado, seja ele poetico ou nao. A metodologia utilizada nessa pesquisa tem como parametro a pesquisa bibliografica e qualitativa, que, de acordo com Oliveira (2001), diz dos problemas abordados, que, no nosso caso, e a aquisicao da leitura e da escrita proficiente.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL