PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOÃO BATISTA DA SILVA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BATISTA DA SILVA BARROS
DATA: 25/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Mamanguape (UFPB- Campus IV)
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DA CONTRA-ARGUMENTAÇÃO MEDIADA POR OPERADORES DE CONFORMIDADE E CONTRAPOSIÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de língua materna. Produção textual. Artigo de opinião. Operadores argumentativos. Contra-argumentação.
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente dissertacao, caracterizada como pesquisa-acao, volta-se para estudar o uso linguistico dos operadores de conformidade e contraposicao e suas funcionalidades para a construcao da contra-argumentacao no genero discursivo/textual artigo de opiniao. As acoes didatico-pedagogicas por nos propostas desenvolveram-se com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Joao Pessoa. Ao passo que pretendemos estabelecer o estudo dos elementos linguisticos em funcionamento dentro do texto dissertativo-argumentativo artigo de opiniao, subjaz tambem o interesse em assumir um posicionamento didatico-pedagogico que nao foque meramente no estudo da lingua por um vies exclusivamente metalinguistico, mas que o efetive por meio da reflexao sobre as possibilidades de uso pratico de nosso instrumental linguistico, o que so pode ocorrer no interior de um determinado genero discursivo/textual. Assumindo essa postura, precisamos nos amparar teoricamente para promover essas acoes didaticas de forma consciente e significativa para os alunos. Para compor nossa base teorica sobre ensino de lingua materna, distinguindo, inclusive, o ensino metalinguistico do ensino epilinguistico, recorremos aos documentos oficiais que regem a Educacao no pais e a teoricos como Antunes (2003, 2007), Callou (2014), Franchi (2006), Geraldi (2003), Neves (2007, 2012, 2014), Silva (2001), entre outros que se dedicam a estudar a lingua e o ensino como forma de promocao da reflexao sobre a comunicacao e sobre as (inter)acoes linguisticas que efetuamos cotidianamente. Para nos iluminar no que concerne aos estudos sobre a argumentacao, marca essencial do genero discursivo/textual artigo de opiniao, recorremos a Carel (2002), Ducrot (1987, 2009), Freitas (2008), Nascimento (2012), Nunes (2016), Pacheco (2016), Perelman (1987) e mais alguns que se empenham a analisar esse fenomeno da comunicacao e interacao humanas. Por ultimo, precisamos de amparo no tocante ao conceito de genero discursivo/textual e de como se processa o uso dos operadores em um texto argumentativo. Nesse sentido, foram essenciais as concepcoes teoricas de Bakhtin (2011), Brakling (2000), Bronckart (2006, 2012), Kersch (2014), Koch (2011), Koch e Elias (2016), Nascimento (2012), Rodrigues (2000) e outros tantos que tambem se dedicam a pesquisar o processo de comunicacao e interacao humanas por meio da lingua/linguagem. Uma vez amparados teoricamente, pomos em pratica nossas atividades didatico-pedagogicas planejadas, efetivando, assim, o processo de ensino-aprendizagem pretendido. Terminadas as aplicacoes, definimos um corpus de 12 textos (6 versoes iniciais e 6 versoes finais), produzidos pelos alunos, para serem analisados, com vistas a constatar se houve ou nao melhoria na aquisicao de competencias e habilidades linguistico-discursivas por parte dos alunos ao longo das 20 aulas ministradas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - ENEIDA OLIVEIRA DORNELLAS DE CARVALHO