PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA PATRÍCIA PEREIRA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA PATRÍCIA PEREIRA CAVALCANTI
DATA: 30/11/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Mamanguape
TÍTULO: WEBQUEST: UMA PORPOSTA METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Pesquisa. Produção textual. Webquest.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Com a conjuntura contemporanea permeada de aparatos digitais, a escola precisa determinar seu lugar frente a essa propositura de inovacoes tecnologicas. Diante desse contexto, esta dissertacao apresenta resultados de uma intervencao metodologica de pesquisa na internet com alunos do oitavo ano em uma escola municipal situada em Rio Tinto - PB. O presente estudo objetivou desenvolver habilidades de pesquisa, de leitura e de producao textual por meio da proposta metodologica investigativa e direcionada da webquest. Para tanto, recorremos as contribuicoes de Gabriel (2013) nos aspectos que evidenciam a revolucao digital na educacao, de Levy (1996, 1999) com abordagens referentes a cibercultura, de Moran (2012) e de Moran, Masetto e Behrens (2013) nas contribuicoes realizadas sobre a educacao e nos desafios postos pelas mudancas advindas com a era digital, de Ribeiro (2012) em referencias aos recursos tecnologicos em sala de aula, de Coscarelli e Ribeiro (2014) nas abordagens referentes aos estudos sobre letramento digital, de Santaella (2009) com o enfoque sobre os tipos de leitores, destacando o leitor imersivo, de Xavier (2010) e Coscarelli (2012) com a perspectiva dos estudos sobre o hipertexto, dentre outros. O procedimento investigativo se deu por meio de processos etnografico e netnografico, por acreditarmos que os referidos processos contribuiram no que se refere ao estudo da cultura e da situacao social no qual estao inseridos os participantes da pesquisa, bem como seu comportamento em ambiente digital. Os resultados apontam para a contribuicao no tocante ao letramento digital, uma vez que desenvolve habilidades de leitura e de producao textual utilizando-se do suporte digital, e tambem para o dinamismo do processo de ensino/aprendizagem por meio das pesquisas orientadas na internet. Nas circunstancias atuais, ve-se necessaria a abordagem dessa tematica por ser de grande relevancia para o encadeamento social e cultural e por trazer para a discussao o papel das tecnologias digitais na educacao.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA