PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LINDOLFO SANTOS RAMALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDOLFO SANTOS RAMALHO
DATA: 30/11/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCRITA DA CARTA PESSOAL POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero Textual. Carta Pessoal. Escrita. Educação de Jovens e Adultos.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este estudo tratou do processo de escrita da carta pessoal por estudantes da Educacao de Jovens e Adultos. Apresentou como objetivo geral compreender como o/a professor/a de Lingua Portuguesa podera contribuir para melhoria do processo de escrita na Educacao de Jovens e Adultos, fazendo uso da escrita da carta pessoal. Foram objetivos especificos desse estudo: identificar e analisar as principais dificuldades apresentadas por estudantes da Educacao de Jovens e Adultos na producao da carta pessoal; possibilitar ao (a) estudante da Educacao de Jovens e Adultos a compreensao de que a melhoria da sua escrita sera relevante ao longo de sua vida pessoal e profissional; desenvolver uma estrategia de escrita que possa ser aplicada em sala de aula, visando a um caminho facilitador entre professor e estudante na producao escrita da carta pessoal. As referencias teoricas se constituiram a partir de tres eixos: a Educacao de Jovens e Adultos, os Generos Textuais e a Carta pessoal fundamentado em autores e autoras como: Antunes (2009), Arroyo (2011), Cavalcante (2013), Creswell (2007), Demo (2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Ferraro (2009), Franco (2005), Freire (1993), Ludke (1986), Marcuschi (2002; 2008; 2010), Oliveira (2014), Paiva (2015), Schneuwly (1994), Vieira (2009), e tambem em documentos como: nas orientacoes dos PCNs de Lingua Portuguesa (1997/98/01) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional 9.394/96. No aspecto metodologico, a pesquisa foi estruturada na abordagem qualitativa, por meio de um trabalho de campo na pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos ou procedimentos de coleta de dados como: a observacao participante, a roda de conversa e o questionario. A analise de dados ocorreu por meio da analise de conteudo. Foram participantes da pesquisa 05 estudantes da Educacao de Jovens e Adultos: 04, do sexo feminino e 01 do sexo masculino, todos do segundo segmento, pertencentes a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do municipio de Mamanguape- PB. Apos as construcoes teoricas e o caminhar metodologico da pesquisa, foram apresentados as analises das producoes da carta pessoal, bem como a tessitura entre os objetivos e os dados emanados da pesquisa. Os resultados das analises apontaram que, a producao escrita da carta pessoal, elaborada por meio da sequencia didatica desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), possibilitou aos (as) participantes da pesquisa a aquisicao de conhecimentos linguistico-discursivos necessarios a construcao do genero carta pessoal, bem como ajudou-os(as) a reconhecer e ao mesmo tempo superar as principais dificuldades por eles apresentadas durante o processo de escrita da carta pessoal. Por fim, apresento como sugestao aos (as) professores (as) uma sistematizacao de uma possibilidade de proposta de trabalho com a carta pessoal na Educacao de Jovens e Adultos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo à Instituição - JUAREZ NOGUEIRA LINS