PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ROBSON JOSÉ GOMES ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON JOSÉ GOMES ALVES
DATA: 30/11/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Mamanguape
TÍTULO: A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Webquest. Letramento digital. Trabalho cooperativo/colaborativo.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Para a internet ser vista como uma ferramenta util no auxilio de pesquisas escolares, deve-se colocar a disposicao do aluno recursos que o orientem frente as inumeras atividades que normalmente sao solicitadas no contexto escolar. Diante desta necessidade preeminente, decidiu-se realizar esse estudo, tomando como principal fonte, observacoes da utilizacao da Webquest pelos alunos e questionario de grupo. Como fonte complementar, o ponto de vista do(s) professor(es) sobre a aplicacao deste recurso metodologico e de seus resultados colhidos, visando favorecer a pratica docente. A proposta em tela, ancorando-se em pressupostos teoricos, postulados por Levy (2010); Marcuschi e Xavier (2005) e Moran (2013) busca verificar o papel da Webquest como facilitadora no processo de pesquisa na internet por alunos do 8º ano do ensino fundamental em uma escola publica na cidade de Campina Grande, Paraiba; aprimorar o letramento digital dos educandos, participantes da pesquisa; checar se a utilizacao de Webquests proporciona o trabalho cooperativo e/ou colaborativo no contexto escolar e investigar o papel do professor na utilizacao dessa ferramenta tecnologica no contexto de sala de aula. A metodologia norteadora da pesquisa definiu-se a partir da natureza qualitativa como uma maneira de dar voz as pessoas envolvidas. Esse tipo de pesquisa permite a obtencao de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situacao objeto de estudo, possibilitando que este entenda fenomenos segundo a perspectiva dos participantes da situacao estudada e a partir dai situe suas interpretacoes. Necessario se fez, no caso desse projeto de pesquisa, situar e construir um dinamismo de aproximacao do processo de aquisicao do conhecimento na pesquisa escolar atraves da internet. Dai a opcao de se realizar uma pesquisa-acao com a insercao da ferramenta Webquest. O contexto de aprendizagem promovida pela referida WebQuest alude a praticas que poem o educando em contato com diversos saberes, dentro de atividades autenticas de uso da lingua, que o fazem refletir e interagir com estes conteudos, de modo a construir consigo e com os outros sua competencia discursiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA