PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ITÂNIA FLÁVIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITÂNIA FLÁVIA DA SILVA
DATA: 30/11/2016
HORA: 10:30
LOCAL: CCAE-CAMPUS IV
TÍTULO: LINGUAGEM E PODER: Práticas discursivas e a constituição de identidades linguísticas no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Discursivas. Relações de Poder. Identidades linguísticas
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A linguagem, tomada como pratica social, se reveste de grande relevancia na constituicao de tipos de subjetividades e nas relacoes dos individuos em diferentes esferas sociais, na relacao o eu e o outro. As discursividades que atravessam o texto oral ou escrito representam os sujeitos e estao atreladas a fatores economicos, geograficos, sociais e culturais, a linguagem institui discursivamente jogos de verdades (FOUCAULT, 2004) em que as relacoes de poder sao definidoras. A proposta de investigacao traz como tematica as relacoes de poder e a constituicao de identidades dos discentes, a partir da utilizacao de recursos linguisticos, considerados como variantes linguisticas, no contexto escolar. O locus da pesquisa e uma escola publica municipal, situada na zona urbana da cidade de Alianca/PE. Delineia-se como principal objetivo deste trabalho: analisar de que forma as praticas discursivas produzidas e circulantes, nesse contexto educacional, constroem sentidos que apontam como se constituem identitariamente os individuos ante o uso de variacoes linguisticas. A pesquisa articula teorizacoes foucaultianas acerca das relacoes de poder e de concepcoes da analise de discurso francesa (AD), tais como discurso e interdiscurso, ainda encontra aportes nas contribuicoes de estudiosos de fenomenos da linguagem, em especial a variacao linguistica. De natureza qualitativa e interpretativista, adotam-se procedimentos metodologicos como: roda de conversa e questionarios. Apresentam-se, tambem, algumas das acoes que compoem a proposta de intervencao e seus possiveis desdobramentos: formacao de cidadaos criticos, contribuicao na relacao ensino-aprendizagem de lingua portuguesa acerca da diversidade linguistica existente no Brasil e o aprimoramento das competencias comunicativas dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - JUAREZ NOGUEIRA LINS